Além dos escândalos envolvendo o governo de Michel Temer, das tragédias em Portugal e na Inglaterra e dos gols da rodada do Campeonato Brasileiro, o Jornal Nacional desta segunda-feira apresentou uma novidade: o programa jornalístico estreou seu novo estúdio, anunciado por Renata Vasconcellos já na abertura da atração:
– Seja bem-vindo, você vai conhecer a casa nova do Jornal Nacional.
O novo estúdio fica no centro do também novo prédio da redação de jornalismo da empresa, no Rio de Janeiro. De acordo com a empresa, o projeto facilita a integração entre as diversas equipes – principalmente de TV e internet. Localizado no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, o estúdio possui 3.405 m² de área construída. A novidade também foi lembrada pela jornalista de meteorologia Maju Coutinho:
– Parabéns pela casa nova, muito bonita!
Em matéria transmitida durante o programa desta segunda-feira, o Jornal Nacional detalhou os números de sua nova casa: são 189 postos de trabalho, 18 ilhas de edição, três de pós-produção, duas cabines de locução e salas de reunião. Além disso, quatro câmeras foram adaptadas para o projeto: duas robóticas, uma câmera de trilho de chão, que se desloca em curva acompanhando a linha do cenário, e uma câmera de trilho aéreo, que permite uma visão ampla da redação. Dois braços robóticos, utilizados pela indústria automotiva, foram adaptados para receber duas câmeras que se movimentam em nove eixos, em trajetórias pré-fixadas ou guiadas, por sensores, pelos movimentos dos apresentadores. Dois telões que ficam atrás dos apresentadores também permitem projeções especiais durante o programa.
Na internet, a Globo divulgou um vídeo que mostra os apresentadores mostrando o novo estúdio do JN: