Conexão do Grupo RBS com as periferias do Rio Grande do Sul, o repórter Manoel Soares passa a integrar a equipe do Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo. Manoel, que tem 15 anos de RBS, seguirá produzindo conteúdos para a RBS TV, por conta do projeto Batalha do Conhecimento, projeto em parceria com o Diário Gaúcho, do qual é colunista, ao mesmo tempo em que fará matérias para o Encontro.
– É mais uma valorização do talento do Manoel, confirmando a tradição da RBS TV e do Rio Grande do Sul de celeiro de grandes repórteres – destaca o diretor de Jornalismo da RBS TV, Cezar Freitas.
Manoel Soares: um papo com Caco Barcellos
Uma das reportagens que o jornalista baiano, que veio para o Rio Grande do Sul em 1997, está preparando para a atração global é a busca de casais negros que sejam ricos. Manoel destaca que, tanto para esta matéria quanto para as demais, vai girar o Brasil, mas sempre terá um olhar especial para o Rio Grande do Sul.
– Vou girar o Brasil, mas, por conhecer a realidade do Rio Grande do Sul, o Estado será um ponto cardeal, é para onde meu olho vai girar primeiro. Me criei como profissional aí – explica o repórter, 37 anos, que seguirá morando em Porto Alegre com sua família, mas terá uma base em São Paulo, onde trabalhará.
De morador rua para a Globo
A trajetória de Manoel até chegar em um dos principais programas do país. Ele já foi morador do rua em Porto Alegre, trabalhou como gráfico e na construção civil, até chegar à RBS, pelas mãos da gerente de programação da RBS TV, Alice Urbim - ele começou a trabalhar na empresa depois de assistir a uma palestra de Alice, e demonstrar uma visão crítica e provocadora sobre a cobertura das expressões artísticas populares, como o hip hop.
O convite para a Globo, ele revela, foi uma sequência natural, pois já vem participando de atrações nacionais. Além do próprio Encontro, já fez reportagens para o Profissão Repórter, e, mais recentemente, fez parte do grupo de pessoas consultadas em todo o Brasil por Luciano Huck para o programa especial Inspirações
– Na verdade, quem me comunicou o interesse da Globo, foi a Andiara (Petterle, vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS).A RBS não me perdeu, apenas me cedeu para a Globo. Eu entro para reforçar um time – afirma.
Sobre a convivência com Fátima, ele afirma que os papos giram em torno de tudo. Ultimamente, ele revela, em torno do regime a que o baiano se submeteu -
perdeu 24 quilos em quatro meses.
– Ela me pergunta tudo, o que eu como, a que horas, quais os carboidratos ingeridos. E me aconselha muito, toda hora me provoca novas ideias. Ao mesmo tempo, se permite ser contaminada pelas minhas provocações – revela Manoel.