Pensador que tem se debruçado sobre diversos aspectos da contemporaneidade, Gilles Lipovetsky voltará a Porto Alegre a convite do Fronteiras do Pensamento. Participará de um debate ao lado do economista brasileiro Eduardo Giannetti no dia 5 de junho, a partir das 19h45min, no Salão de Atos da UFRGS. Teórico da hipermodernidade, o filósofo francês aborda em seus livros temas como individualismo, ética, moda e consumo.
Professor de Filosofia na Universidade de Grenoble, ele é autor de best-sellers como A Era do Vazio – Ensaios Sobre o Individualismo Contemporâneo (1983), O Império do Efêmero – A Moda e Seu Destino nas Sociedades Modernas (1987) e O Crepúsculo do Dever – A Ética Indolor dos Novos Tempos Democráticos (1992). Lançado no Brasil em 2016, Da Leveza – Para uma Civilização do Ligeiro, seu mais recente livro, aborda o culto contemporâneo à felicidade em contraposição à rotina veloz e exigente que enfrentamos.
Assíduo visitante do Brasil, com diversas passagens pelo Rio Grande do Sul, Lipovetsky conversou com ZH por telefone de Paris a respeito de temas como a busca pelo bem-estar na sociedade pós-moderna, o crescimento da direita no mundo ocidental, o fenômeno Donald Trump e a eleição presidencial deste domingo na França – cuja candidata Marine Le Pen, líder da extrema direita no país, desponta como provável postulante ao segundo turno do pleito.
Conheça a programação completa do Fronteiras do Pensamento e saiba como comprar ingressos
Com a palavra
Gilles Lipovetsky: "As pessoas procuram uma forma de aliviar o peso da vida"
Filósofo francês conversou com ZH por telefone de Paris a respeito de temas como a busca pelo bem-estar na sociedade pós-moderna
Roger Lerina
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: