Os foliões voltaram às ruas do Rio de Janeiro neste sábado para uma nova rodada de blocos, numa espécie de prorrogação do Carnaval na cidade. Milhares de pessoas acompanham pela manhã o Bloco das Poderosas, da cantora Anitta, no Centro. Segundo estimativa da prefeitura, o trio da cantora atrai 200 mil carnavalescos.
As irmãs Núbia e Maria Eduarda de Castro estavam entre as que se animaram a vestir fantasias para curtir os últimos dias do Carnaval estendido na cidade.
Leia mais:
Blocos na Capital, evento comunitário em Viamão e rock em Esteio: quatro opções de graça no fíndi
Organizadores dos blocos aprovam resultado, mas cobram apoio financeiro da prefeitura
– Eu amo Carnaval, por mim podia ter bloco o mês todo – disse Núbia, caracterizada de presidiária, ao lado da irmã vestida de abelhinha.
Núbia conta que passou o feriado em outro Estado, Minas Gerais, por isso queria compensar os blocos que perdeu nos dias oficiais de folia.
– Gosto da Anitta, gosto de funk, ela deve tocar de tudo – completou a estudante antes do início do bloco.
Anitta anima a multidão nas ruas da cidade pelo segundo ano, do alto de seu trio elétrico. A concentração estava marcada para 7h deste sábado, com início do desfile às 9h, na Rua Primeiro de Março, uma das principais vias do centro. Por volta das 10h, o cordão de foliões não parava de aumentar e milhares de pessoas ainda se juntavam à multidão.
O militar Vinicius Batista reuniu um grupo de 11 amigos para engrossar o coro das Poderosas. Morador de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, ele ainda esperava outros cinco amigos para se unirem na folia.
– E ainda tem Monobloco amanhã (domingo)! Venho com certeza – antecipou Batista.
A festa de Anitta está prevista para se estender até pelo menos às 13h deste sábado. O tradicional Monobloco reúne nova multidão no domingo, com concentração a partir das 6h da manhã e início do desfile às 9h. Ao todo, o pós-Carnaval carioca contabiliza desfiles de 36 blocos durante todo o fim de semana.
A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) manteve a logística especial para a limpeza das ruas, com uma equipe de até 1,1 mil garis por dia, 5 mil contêineres e 50 veículos para recolher a sujeira deixada pelos foliões.
Agentes do Programa Lixo Zero também estão nas ruas para orientar as pessoas a não sujarem a cidade. O folião pego em flagrante urinando em via pública pode ser multado em R$ 548, enquanto que quem for flagrado jogando lixo no chão pode ser autuado em R$ 200.