Embora a expectativa fosse grande, o filme Pequeno Segredo está fora da disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro em 2017. O anúncio foi feito na última quinta-feira pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que divulgou a pré-seleção de nove produções, das quais apenas cinco seguirão para a grande cerimônia de premiação no dia 26 de novembro. A última vez que o Brasil disputou o Oscar de melhor filme estrangeiro foi em 1999, com Central do Brasil.
Apesar da campanha que a produção do longa catarinense empenhou para que o filme fosse visto com bons olhos pelos críticos e jurados norte-americanos, a equipe sabia da possibilidade de não entrar para a pré-seleção:
– Fizemos uma campanha intensa e foi uma surpresa para todo mundo, porque vários filmes favoritos ficaram de fora, entre eles Neruda e Elle – esse último que é muito bem falado e já ganhou outros prêmios. É sempre uma surpresa, mas acho que fizemos um trabalho muito digno – disse o diretor do filme, David Schurmann, em papo por telefone com Diário Catarinense.
– Recebemos a notícia pouco depois da meia-noite de sexta. Tivemos todo um momento de reflexão e a parte boa disso tudo é que abriu muitas portas para outras produções nossas. A indicação de Pequeno Segredo para representar o Brasil também garantiu contatos com distribuidoras e investidores. Crescemos e evoluímos com este trabalho – disse o produtor, João Roni.
Escolha polêmica
A escolha de Pequeno Segredo para representar o Brasil no Oscar foi polêmica. Aquarius, filme de Kleber Mendonça Filho e favorito por parte da crítica especializada, também concorria à indicação, mas ficou de fora o que gerou muito barulho nas redes sociais. O longa catarinense conta a história de Kat Schürmann, filha adotiva da família catarinense que morreu aos 14 anos devido a complicações decorrentes do HIV.
Quais filmes continuam na disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro:
Tanna (Austrália)
It’s Only the End of the World (Canadá)
Land of mine (Dinamarca)
Toni Erdmann (Alemanha)
The salesman (Irã)
The king's choice (Noruega)
Paradise (Russia)
A man called Ove (Suécia)
My life as a zucchini (Suíça)
Leia mais sobre o Pequeno Segredo
"Nos bateram de forma covarde", diz diretor do filme
Meu Oscar foi assistir com a Heloísa e ver que ela gostou", diz Julia Lemmertz
Tapete vermelho em Florianópolis: atores participam da pré-estreia
Viviane Bevilacqua: o amor mais profundo entre Heloísa e Kat
Confira os bastidores de gravação do filme "Pequeno Segredo"
Opinião: Prepare o lencinho, Pequeno Segredo vai emocionar você
Crítico da Folha de SP defende sua opinião: "O filme não é bom"
"Marcello Antony é o Vilfredo todinho", diz Heloísa Schurmann sobre o filme
Com Pequeno Segredo, lista com 85 candidatos ao Oscar de melhor filme estrangeiro é divulgada