O ator Leonardo DiCaprio deve estrear no dia 30 de outubro o documentário Before the flood (no Brasil, terá o título de Seremos história?, e será exibido pelo canal pago NatGeo, às 23h), sobre os impactos e as soluções referentes ao aquecimento global. Com direção de Fisher Stevens, o filme conta com a participação de nomes como o presidente norte-americano Barack Obama, o Papa Francisco e o secretário geral da ONU Ban Ki-Moon.
O documentário, que estreia em 171 países e em 45 idiomas diferentes, apresenta "um relato informativo sobre as formas pelas quais a sociedade pode prevenir o desaparecimento de espécies ameaçadas de extinção, os ecossistemas e as comunidades indígenas de todo o mundo", segundo o canal de TV paga. Quase 10 anos depois de seu primeiro documentário sobre o desafio do clima, A última hora, o ator retorna com Before the flood, em que entrevista pessoas de diversos setores da sociedade em diversos países, como Groenlândia e Indonésia.
Leia mais:
Suposta identidade da escritora Elena Ferrante é revelada e causa polêmica
Alec Baldwin satiriza Donald Trump no Saturday night live
Netflix fica fora do ar após estreia de Luke Cage
"A mudança climática é o maior perigo que enfrenta nosso planeta; Devemos trabalhar juntos como uma voz coletiva para exigir ações drásticas já. Nossa sobrevivência depende disto. Este documentário traduz os sintomas e as soluções de mudanças climáticas antes que a informação seja distorcida, como acontece muito frequentemente, por aqueles que têm um interesse econômico na produção de combustíveis fósseis", disse o ator.
Nesta segunda, Leonardo DiCaprio deve comparecer à Casa Branca para debater a questão do clima com Obama, antes da exibição do documentário. Vencedor do Oscar de melhor ator por O regresso, o ator participará de um debate com a cientista Katharine Hayhoe e o presidente americano, que fez da luta contra a mudança climática uma das prioridades em seus dois mandatos à frente dos Estados Unidos.
O encontro acontecerá como parte de um festival organizado nos jardins da Casa Branca seguindo o modelo do South by Southwest, que é organizado todos os anos em Austin, no Texas, e que mistura novas tecnologias, cinema e música.
"Sejam corajosos", afirmou DiCaprio em dezembro do ano passado em Paris, durante a conferência COP21 sobre o clima."Somos capazes de resolver os maiores desafios quando encontramos a vontade de trabalhar juntos", disse.
Em março, Obama se tornou o primeiro presidente dos Estados Unidos a participar no festival South by Southwest. Ele anunciou que a Casa Branca organizaria sua própria versão do evento, chamada de South By South Lawn, para celebrar a criatividade e o espírito de inovação.
*Com AFP