A notícia do ano no mundo das celebridades foi, com certeza, a separação de William Bonner e Fátima Bernardes, anunciada na segunda-feira. Eles se conheceram nos bastidores do Jornal da Globo, em 1989, e se casaram um ano depois.
Mas, ao longo desses 26 anos, muita coisa mudou. Aliás, você já era nascido em 1990? Sabe o que se passava no mundo àquela época? Quem era o governador do Rio Grande do Sul? E o presidente do Brasil? Quais as comemorações e frustrações esportivas do país naquele ano?
Leia mais
"Aposto que voltam", diz amigo de Fátima Bernardes e William Bonner
Magali Moraes escreve sobre a separação da semana: "O desencontro da Fátima e do Bonner"
Enfim, listamos 11 fatos marcantes do ano em que um dos casais mais famosos (e queridos) do Brasil resolveu juntar as escovas de dente.
1. Alceu de Deus Collares eleito governador do RS
Em 1990, quando Bonner e Fátima se casaram, o Estado teve dois governadores. Até abril, o cargo era de Pedro Simon. Depois, ele renunciou para concorrer ao Senado e assumiu Sinval Guazzelli. Nesse mesmo ano, o candidato do PDT ao Piratini, Alceu de Deus Collares, foi eleito governador do Rio Grande do Sul, para tomar posse em 1991.
2. Fernando Collor de Mello na presidência do Brasil
Foi nesse ano que Collor tomou posse como presidente da República, em março, no lugar de José Sarney de Araújo Costa. O "Caçador de Marajás", como Collor ficou conhecido, foi o presidente mais jovem da história do Brasil, eleito quando tinha 40 anos.
3. Reunificação da Alemanha Oriental e Ocidental
Um ano antes, em 1989, o Muro de Berlim foi derrubado. Mas foi em 1990 que a Alemanha celebrou a reunificação dos lados Oriental e Ocidental, no dia 3 de outubro, que se tornou feriado nacional no país.
4. Margaret Thatcher, a 'Dama de Ferro', renunciou ao cargo de primeira-ministra do Reino Unido
Conhecida como a "Dama de Ferro", em razão de sua postura firme, Margaret Thatcher foi a primeira mulher a chegar ao cargo de primeira-ministra do Reino Unido. Contudo, em 1990, após perder o apoio de boa parte da população e também de lideranças mundiais ela renunciou ao cargo em novembro daquele ano.
5. Nelson Mandela foi libertado da prisão
O principal líder negro da África, "Madiba" foi libertado da prisão em 1990, depois de passar 27 anos encarcerado. Vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993, por seu trabalho de luta contra a segregação racial, ele foi o primeiro presidente da África do Sul livre, em 1994.
6. Homossexualidade deixou de ser considerada doença pela OMS
Uma importante conquista para o movimento LGBT foi a retirada da homossexualidade da lista de doenças da Organização Mundial de Saúde (OMS), que aconteceu em 17 de maio de 1990. A data, inclusive, se transformou no Dia Internacional contra a Homofobia.
7. Super Nintendo foi lançado no Japão
Na área tecnológica, uma grande novidade surgia naquele ano: o Super Nintendo. Um dos videogames de maior sucesso na história, o console da Nintendo foi lançado no Japão. Depois, se tornou um sucesso mundial, com jogos clássicos como Super Mario, Donkey Kong e Street Fighter.
8. Ayrton Senna conquistou seu bicampeonato na Fórmula 1
Depois de ter sido campeão pela primeira vez em 1988 e ter perdido o título para seu maior rival, Alain Prost, no ano seguinte, Senna conquistou o bicampeonato da Fórmula 1 em 1990.
9. Alemanha venceu a Copa do Mundo e Brasil perdeu para Maradona e companhia
A Copa do Mundo daquele ano foi realizada na Itália e marcada por um vexame da Seleção Brasileira, que foi eliminada para a Argentina de Maradona e Caniggia logo nas oitavas de final. Os Hermanos, no entanto, perderam o título para a Alemanha Oriental, que chegava a seu tricampeonato, comandada por Franz Beckenbauer.
10. Grêmio campeão da Supercopa do Brasil
O ano de 1990 foi um divisor de águas para o Grêmio. O clube vinha da primeira conquista da Copa do Brasil, em 1989, e seria rebaixado para a segunda divisão nacional no ano seguinte, em 1991. Naquele ano, porém, levou para casa o troféu da Supercopa do Brasil, disputada entre o campeão do Campeonato Brasileiro do ano anterior, que foi o Vasco, e o Campeão da Copa do Brasil da temporada passada, o Grêmio. Em jogos de ida e volta, o Tricolor assegurou o empate fora e venceu por 2 a 0 no Olímpico.
11. Inter teve ano para esquecer
Esse foi um ano para a torcida colorada esquecer. Maior campeão estadual, o clube terminou na terceira posição do Gauchão de 1990, atrás do campeão Grêmio e do vice Caxias. Na Copa do Brasil, foi eliminado na primeira fase para o Criciúma. No Brasileirão, o Inter foi apenas o 16º colocado.