Filme de abertura do 44º Festival de Gramado, que será realizado a partir da próxima sexta-feira em Porto Alegre, Aquarius ainda nem foi o escolhido para representar o Brasil no Oscar 2017. Mas está no centro de uma polêmica envolvendo a seleção do longa brasileiro que concorrerá a uma vaga entre os indicados a melhor filme estrangeiro no maior prêmio da indústria do cinema.
É que, há cerca de duas semanas, o Ministério da Cultura (MinC) anunciou os integrantes da comissão responsável pela seleção do representante nacional no Oscar. E, entre eles, está o crítico Marcos Petrucelli (da rádio CBN e do site e-Pipoca), que desde maio, quando a equipe de Aquarius protestou no Festival de Cannes contra o impeachment de Dilma Rousseff, vem publicando críticas ao filme e especialmente ao seu diretor, Kleber Mendonça Filho.
Pela projeção internacional que vem obtendo não apenas em Cannes, mas em todo o circuito de festivais, o longa pernambucano apresenta-se como um dos favoritos a ser o escolhido – o que tem gerado debates em torno das posições de Petrucelli. Em texto publicado nesta sexta-feira na página de Aquarius no Facebook, Mendonça Filho respondeu às posições do crítico, chamando alguns de seus comentários de "mentiras" e dizendo que seu comportamento é "constrangedor" para a Secretaria do Audiovisual (SAv), entidade ligada ao MinC que organiza a seleção do representante brasileiro no Oscar.
O prazo para inscrições dos filmes candidatos a representar o país termina no dia 31 de agosto. O eleito será divulgado no dia 12 de setembro. Em 2015, o escolhido foi Que horas ela volta?, de Anna Muylaert. Kleber Mendonça Filho já teve um longa escolhido – foi em 2014, com O som ao redor. O último título do país indicado ao Oscar foi Central do Brasil, de Walter Salles, em 1999 – o escolhido de 2008, O ano em que meus pais saíram de férias, de Cao Hamburguer, chegou a figurar em uma pré-lista de indicados, mas não esteve entre os cinco concorrentes finais à estatueta.
O Oscar 2017 está marcado para o dia 26 de fevereiro, em Los Angeles.