A prefeitura de Santa Maria prevê que o espaço da Gare da Viação Férrea, no Centro, seja transformado em um polo gastronômico e cultural, assim como prevê o projeto que envolve a Vila Belga. Para isso, seria necessária uma parceria com a iniciativa privada. Nessa quinta-feira (30), o espaço que compreende os prédios próximos à estação de trem, na Avenida Rio Branco, passou a ser do município.
Segundo a secretária de Cultura, Marília Chartune, já existe um projeto de revitalização do espaço aprovado no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Estado (Iphae) – a aprovação é necessária porque o espaço é tombado. Como a estrutura é considerada patrimônio, não pode sofrer qualquer tipo de alteração. A recuperação dos prédios fica mais fácil com o projeto já estando aprovado.
A ideia é fazer uma parceria com empresas interessadas na reforma e interessadas em se estabelecer no local – principalmente nas áreas de cultura e gastronomia. As empresas fazem reforma e, em troca, podem utilizar o espaço para fortalecer o turismo no município. A lei que permite incentivos fiscais a essas empresas já existe, e torna mais fácil a parceria. Para se concretizar, faltariam trâmites internos que ainda não estão sendo concretizados.