O músico Nei Van Sória divulgou nesta segunda-feira Balada para Flávio, composição sua em homenagem a Flávio Basso, o Júpiter Maçã, morto em dezembro de 2015. Ex-companheiro de Basso na banda Os Cascavelletes, um dos mais importantes grupos da cena do rock gaúcho dos anos 1980, Nei diz na descrição do vídeo que compôs a música em 25 de novembro de 2015, depois de seu último encontro com ele. "Pressenti o que estava prestes a acontecer e chamei a canção de réquiem desde o dia que a escrevi", conta o músico.
Leia mais:
Morre, aos 47 anos, o músico Jupiter Apple
Frank Jorge, sobre Júpiter: "Cara complexo, sensível, talentoso como poucos"
Francisco Dalcol: o último show de Jupiter Apple
Na descrição do vídeo, que também foi divulgado em seu perfil oficial no Facebook, Nei Van Sória conta sua trajetória ao lado de Basso: "O Flávio foi meu parceiro e amigo por mais de 30 anos! Nossa convivência ao longo desse tempo e a admiração que nutríamos um pelo outro mantinha-nos próximos, mesmo quando estávamos longe". Na faixa, Nei conta com a participação de Frank Jorge e Alexandre Barea, que completavam a formação mais conhecida dos Cascavelletes. "Foi como se Os Cascavelletes estivessem reunidos, novamente, pela última vez", diz o texto.
O clipe começa com imagens de arquivo de Basso se apresentando com Os Cascavelletes e em carreira solo, para logo depois mostrar o músico contando sobre um possível filme sobre a história da banda: "Os Cascavelletes é uma banda revolucionária. O filme vai começar com Nei Van Sória tocando piano com uma cortina vermelha ao fundo". Em seguida, Nei aparece tocando.
A letra começa com Nei Van Sória dizendo: "Tentei de entender, tentei te ajudar. Você se foi, deu chance ao azar". No refrão, a música diz que "você foi além do que era possível, e ninguém avisou: algumas coisas são impossíveis".