Quase metade dos escritores mais vendidos do Brasil hoje começaram suas carreiras no mesmo lugar. Foi trabalhando na frente de uma câmera que se tornaram conhecidos quatro dos 10 autores que encabeçam a lista de best-sellers deste ano no país.
Depois de youtubers como Kéfera Buchmann e Christian Figueiredo se tornarem fenômenos nas livrarias em 2015, as editoras nacionais estão apostando cada vez mais em levar nomes conhecidos em vídeos da internet para os livros.
Agora chegou a vez de o primeiro grande fenômeno do YouTube brasileiro surfar nessa onda. PC Siqueira, dono do canal MasPoxaVida, está lançando PC Siqueira está morto. O livro foi escrito pelo jornalista Alexandre Matias, mas em constante diálogo – regado a caipirinha de caju – com o personagem principal.
Mesclando ficção e realidade, o volume trata da morte e do renascimento simbólicos de PC depois de uma fase em que se esbaldou em sexo e drogas e se descuidou do trabalho. No lançamento, no início do mês, em São Paulo, mais de 800 pessoas aguardavam na fila de autógrafos, ávidas por fazer selfies com o ídolo e conferir como ele ficou após a cirurgia para correção de estrabismo.
– Os youtubers são os novos roqueiros. Atraem multidões fazendo um trabalho que, assim como o rock em seu início, é considerado irrelevante por muitos – compara Matias.
E, tal como uma banda, ou melhor, um duo, Matias e PC logo sairão em turnê para divulgar o trabalho de estreia. Estão organizando datas para autografar nas principais capitais do país. Para Matias, esse é só o começo:
– Da turnê pode sair o conteúdo para um segundo volume.
Outro livro em ascensão é o da youtuber Jout Jout, Tá todo mundo mal, que saiu com tiragem de 30 mil exemplares. Lançado há dois meses, já precisou de mais duas reimpressões de 10 mil unidades cada. Natural de Niterói (RJ), Jout Jout já fez viagens de divulgação para São Paulo, Piauí, Manaus e Acre – e um dos principais eventos literários do RS está em negociação para trazê-la ao Estado.
Vale tudo para se aproximar de números de títulos como AuthenticGames, de Marco Túlio; Dois mundos, um herói, de RezendeEvil; e Segredos da Bel para meninas, de Bel e Fran – três livros que estão entre os 10 mais vendidos no Brasil em 2016, lista que ainda conta com o de Kéfera, que também marcou o rol em 2015. No entanto, é preciso não descuidar da qualidade.
– Só resolvemos convidar a Jout Jout para escrever porque ela tem coisas a dizer. O livro dela dialoga com outros do nosso selo, como os do Gregorio Duvivier – assegura a editora Julia Bussius, da Cia. das Letras.
Matias sabe que muitos dos fãs dos youtubers compram seus livros por mero impulso ou fetiche, mas não se importa:
– Muita gente não vai voltar para casa e ler o livro. Mas é mais fácil alguém ler um livro que comprou e tem em casa do que um que só viu na livraria. Vai ficar por ali, ao alcance do leitor para qualquer hora.
Outros lançamentos
Mais youtubers lançarão livros em breve:
_Nesta semana sai É do babado!, de Evelyn Regly, pela Astral Cultural. A pré-venda já ultrapassou os 4 mil exemplares.
_Maju Trindade, 18 anos, lança Maju ainda em julho, pela Paralela.
_Bruno Bock e Rolandinho, do canal Pipocando, lançarão livro na próxima edição da Bienal do Livro de São Paulo, pela Novo Conceito.
_Nesta terça-feira, a Panini lança o álbum de figurinhas Digital stars, com 260 cromos, incluindo figuras especiais em glitter, que mostram a vida de 17 youtubers.