O dia 15 de julho marca a comemoração do Dia do Homem, criado como uma tentativa de conscientizar os caras a cuidarem da saúde, mas especificamente de problemas pontuais do sexo masculino. Mas a data permite lembrar celebrar a relação de cumplicidade e amizade entre os guris – os famosos bromances (mistura das palavras brother e romance) que resumem aquelas amizades próximas que, apesar de não terem nada de sexual, por vezes superam até relacionamentos amorosos. ZH aproveitou a data para sugerir cinco filmes e cinco séries perfeitas para assistir ao lado do melhor amigo, com uma pipoca e uma cerveja.
1. Woody e Buzz Lightyear, da saga Toy Story
Tudo começa quando Buzz chega à casa do dono de Woody, que fica revoltado ao perceber que não é mais o preferido da caixa de brinquedos. Com o passar do tempo, os dois desenvolvem uma cumplicidade única, numa amizade em que o rústico caubói e o tecnológico astronauta se completam.
2. Phil, Stu, Doug e Alan, de Se beber, não case (2009)
Talvez a amizade mais famosa do cinema nos últimos tempos. Os quatro protagonistas do filme de comédia partem para uma comemoração em Las Vegas, que acaba por se tornar uma das histórias mais hilárias e absurdas sobre amizade.
3. Martin Riggs e Roger Murtaugh, de Máquina mortífera (1987)
Se o personagem de Mel Gibson é um lobo solitário, antissocial e irritadiço, o Roger de Danny Glover é um policial pacato e experiente, que só espera pela aposentadoria. Quando os dois se unem, a máxima de que os opostos se atraem é comprovada – não à toa, a parceria rendeu quatro filmes e é um dos maiores clássicos dos anos 1980.
4. Wayne e Garth - Quanto mais idiota melhor (1992)
Unidos pelo rock 'n' roll, os dois idiotas vividos por Mike Myers e Dana Carvey dão vida às clássicas amizades de pós-adolescentes e pré-adultos, que só querem ficar sentados no sofá ouvindo música e vendo bobagem na TV.
Leia também:
Rodrigo Amarante concorre ao Emmy 2016; veja lista completa de indicados
Dia Mundial do Rock: o que assistir na TV para comemorar a data
Cantores reclamam de maus-tratos nas audições do "X factor Brasil"
5. Rocky Balboa e Apollo Creed, da saga Rocky
Uma amizade que começa a partir de uma rivalidade: nos dois primeiros filmes, os dois boxeadores lutam pelo cinturão, mas a relação começa a se intensificar, Apollo torna-se treinador de Rocky e acaba por ser o motivo de uma vingança promovida pelo personagem de Sylvester Stallone. Em Creed, lançado em 2016, o boxeador volta às telas para treinar o filho de Apollo, numa demonstração de lealdade ao colega e amigo.
6. Dr. House e Dr. Wilson, de House
De um lado, um médico temperamental, grosseiro e genial. Do outro, um colega queridão, calmo e compreensivo. Duas personalidades totalmente distintas, mas que dão supercerto no seriado House – no qual o Dr. Wilson era o único amigo de verdade do arredio Dr. House.
7. Rick e Daryl, de The walking dead
Entre zumbis e armas, o relacionamentos destes dois caras cativou os fãs e chegou a incentivar uma teoria de que os dois seriam até mais do que amigos. Por enquanto, os espectadores esperam pelas cenas em que Daryl e Rick se encontram, só para ver como será a interação entre eles.
8. Turk e J.D., de Scrubs
Os dois são praticamente inseparáveis, tanto que os personagens se tornaram uma piada interna entre a equipe do seriado. Quando J.D. finalmente encontra seu amor, a declaração dele dá exatamente o tom de como é forte sua relação com Turk: "Eu te amo. Eu te amo mais do que eu amo Turk".
9. Ted e Marshall, de How I met your mother
É claro que poderíamos citar Barney, mas Ted e Marshall dividiram um dormitório na faculdade e, desde lá, se tornaram inseparáveis. A cumplicidade é tão forte que os dois conseguem conversar quase que por telepatia, sem que ninguém perceba.
10. Joey e Chandler, de Friends
Desde o seu título, Friends é a série que resume o sentimento de amizade entre jovens. Se isso é verdade, Joey e Chandler podem ser o resumo de o que é um bromance. Os dois moraram juntos e passaram por situações engraçadas, tristes e irritantes juntos, o que ajudou a fortalecer a relação e criar nos fãs uma paixão pela dupla.