O ator Edson Celulari anunciou nesta segunda-feira que está lutando contra um linfona não-Hodgkin, um tipo de câncer que se desenvolve nos linfócitos. Aos 58 anos, ele anunciou por meio de seu Instagram que está "confiante e com pensamento positivo".
Leia mais:
Namorada de Celulari: "Que seja um período de aprendizado e superação"
Enzo Celulari publica foto com o pai: "Ele é um guerreiro"
Claudia Raia mostra foto da filha com Edson Celulari: "Amor dos filhos cura"
Celulari não é o primeiro a anunciar publicamente que luta contra a doença: em 2011, o também ator Reynaldo Gianecchini foi diagnosticado com o mesmo tipo de linfoma. Relembre outras celebridades que lutaram contra o câncer.
Ana Maria Braga
A apresentadora tratou de dois tumores malignos em 2001: um na região da virilha e outro no reto. Ela se manteve trabalhando durante boa parte do tratamento. Ana afirmou na época que trabalhar bastante fazia parte do seu processo de recuperação. Em 2015, a apresentadora anunciou em seu programa que havia parado de fumar, porque havia sido diagnosticada com câncer de pulmão – em abril de 2016, ela também usou o programa para dizer que havia retomado o vício, apesar da doença.
Reynaldo Gianecchini
Foto: Cleiton Thiele / Divulgação
O ator foi diagnosticado em 2011 com um linfona não-Hodgkin, o mesmo tipo de câncer que foi detectado no ator Edson Celulari. Oito meses depois, ele anunciou que havia vencido a batalha e retornou à TV, na novela Guerra dos sexos, de 2012. Em março daquele ano, meses antes de voltar ao teatro, o ator hospedou-se em um spa em Gramado "para fazer uma desintoxicação depois de tanta química no corpo".
Patricia Pillar
A atriz descobriu um câncer de mama em 2001. Após sessões de quimioterapia, voltou à televisão, com o cabelo curto, em 2003, no seriado Carga Pesada ao lado de Antônio Fagundes e Stênio Garcia.
Arlete Salles
Foto: Agnews
Em 2014, a atriz Arlete Salles foi diagnosticada com câncer de mama, que a afastou dos palcos e das telas por 10 meses. Ao 72 anos, ela passou por quimioterapia e precisou cortar os cabelos. Em novembro do mesmo ano, ela voltou ao espetáculo O que o mordomo viu, ao lado de Miguel Falabella, e à novela Babilônia, na Globo.
Elba Ramalho
A cantora descobriu um câncer de mama em 2011. Ao jornal A Tarde, Elba Ramalho disse que o tratamento da doença a fez repensar o relacionamento em que estava envolvida: "Estava perdida. A doença, no fim das contas, foi uma bênção. Estava num relacionamento do qual não conseguia sair, que me fazia mal. Estava aprisionada, emocionalmente abalada. E o câncer fez com que eu me reencontrasse. Tirei os melhores proveitos da doença. Saí da relação, caí de novo na minha trilha", disse à publicação.
Glória Perez
Durante as gravações de Caminho das Índias, novela que escrevia 2009, Glória Perez teve de lidar com um câncer na tireóide. Em setembro do mesmo ano, a novelista fez sua última sessão de quimioterapia. Em entrevista ao portal R7, logo após o tratamento, a autora disse que fazia as sessões "escrevendo capítulos numa sala onde todo mundo trabalhava e resolvia questões do cotidiano", o que a ajudou a superar as dificuldades.
Márcia Cabrita
Em 2010, a atriz descobriu um câncer de ovário, que começou a tratar imediatamente. Nos anos seguintes, Márcia passou a escrever sobre a experiência em um blog e chegou a dar palestras sobre o assunto pelo país. Em 2013, após o primeiro tratamento, foi novamente diagnosticada com a doença e reiniciou a luta contra o câncer. O tratamento durou oito meses, mas a atriz disse ao colunista Bruno Astuto, em 2014, que achava "uma chatice" falar sobre a doença: "Continuo sendo referência no assunto câncer, mas não costumo falar muito porque acho cafona. Só se for para alguma coisa que envolva saúde, uma coisa séria", disse.
Neguinho da Beija-Flor
O sambista descobriu um câncer no intestino em 2008 – depois de fazer todo o tratamento e de realizar exames anuais durante sete anos, em 2015 o cantor anunciou em suas redes sociais que os exames mostraram enfim uma remissão completa do tumor: "Gostaria de compartilhar com todos meus amigos e fãs, a notícia que acabei de receber que, como mostraram os resultados dos exames que fiz, não existe mais o câncer em meu organismo", escreveu.
Entenda a doença de Edson Celulari
Os linfomas são cânceres das células do sistema imunológico e podem se manifestar de diferentes formas em qualquer lugar do corpo em que haja células linfáticas. Eles se dividem em dois grupos: Hodgkin e não Hodgkin. O primeiro tem cura em torno de 90% e o segundo grupo é mais complexo, com mais de 50 subtipos com manifestações clínicas e prognósticos distintos. O tratamento pode incluir cirurgia e sessões de quimioterapia ou radioterapia.
Este tipo de câncer é o mesmo que acometeu a presidente afastada Dilma Rousseff, o ator Reynaldo Gianecchini e Luiz Fernando Pezão, governador do Rio de Janeiro.