A atriz francesa Madeleine LeBeau, 92 anos, morreu no dia 1º de maio na cidade espanhola de Estepona, onde vivia. A informação foi comunicada apenas neste domingo (15) pelos familiares. A intérprete estava em casa, uma cobertura localizada no pequeno município da província de Málaga. A causa da morte não foi informada.
Madeleine era tida como a última sobrevivente do elenco do mítico filme Casablanca (1942), liderado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. No longa, ela interpreta Yvonne, personagem que empresta a voz para o grito "Viva a França, viva a democracia", numa das mais célebres sequências da trama – quando, em resposta à cantoria de soldados nazistas, a clientela do Rick's Cafe responde cantando o hino La Marseillaise, seguido do grito que emocionou os fãs do filme ao longo de décadas.
Após a morte, em 2008, da atriz norte-americana Joy Page, que em Casablanca encarnava Annina Brandel, Madeleine LeBeau se tornou a única representante viva do clássico vencedor de três Oscar (melhor filme, direção e roteiro).
Madeleine nascera em Antony Hauts-de-Seine, perto de Paris, em 1923. Ela também pôde ser vista em títulos como 8 1/2 (1963), de Fellini, e A Carne É Fraca (1953) e Se Versalhes Falasse (1954), entre outros.