Um passado cheio de mágoas e sentimentos escondidos... Quase 30 anos depois, muita coisa está vindo à tona em Velho Chico. E pra quem estava reclamando da pasmaceira da novela, prepare-se que hoje tem barraco!
Luzia (Lucy Alves) vai até a igreja pedir conselhos ao recém-chegado Padre Benício (Carlos Vereza). E é justo nesse momento que ela dá de cara com o maior fantasma de seu passado: Maria Tereza (Camila Pitanga).
O padre tenta apresentar as duas, mas Luzia corta o assunto com uma importante informação, que deixa Tereza desconcertada:
– Esposa de Santo dos Anjos!
Tereza disfarça e diz que se lembra da rival. Luzia continua provocando:
– Claro que lembra, padre... Como ia se esquecê de nóis depois de tudo que a família dela fez?
A filha do Coronel bem que tenta fugir da briga, mas Luzia quer mais é ver o circo pegar fogo e empurra a inimiga. E aí começam tapas, puxões de cabelo e muitos insultos. E o pobre do padre, que mal chegou na cidade, já tem o primeiro incêndio pra apagar.
Esse é só o começo do reinício de uma guerra. Por mais que Tereza queira esquecer o passado, as lembranças a encontram em qualquer lugar. E a situação fica ainda mais difícil depois que ela der de cara com Santo e a paixão ressurgir com força total.