Billy Paul, morto no último domingo, foi uma das maiores vozes da black music no século passado. Ao longo de sua carreira, o cantor conquistou o público com uma mistura de R&B e soul. Sua musicalidade característica, que viria a ser determinante para cunhar o philly soul (soul music feita na Philadelphia), flertou também com a disco music e com a música brasileira.
Entre sucessos e polêmicas, confira os maiores êxitos da carreira do cantor:
1. Me and Mrs. Jones
Lançada em 1972, essa foi a canção de maior sucesso da carreira de Billy Paul. Me and Mrs. Jones ajudou a definir a estética do philly soul e rendeu ao cantor um Grammy de melhor interpretação masculina de R&B. Em 2006, a música foi regravada por Amy Winehouse.
2. Ebony Woman
Primeiro sucesso comercial da carreira de Billy Paul, a canção dá nome ao segundo disco do cantor, lançado em 1970.
Leia mais:
Cantor americano Billy Paul morre aos 81 anos
Morre, aos 57 anos, o cantor Prince
Morre cantor congolês Papa Wemba, rei da rumba africana
3. Your Song
Em 1973, Billy Paul injetou uma dose de groove ao romantismo de Your Song, canção composta pelo cantor inglês Elton John.
4. Am I Black Enough?
Em 1973, Billy Paul gerou certa polêmica ao gravar Am I Black Enough for You?, canção que denunciava o racismo nos Estados Unidos. A canção chegou a ser boicotada pelas rádios do país por seu teor rebelde, causando um desastre comercial na carreira do cantor.
5. Thanks for Saving My Life
Após a polêmica envolvendo Am I Black Enough?, Billy Paul voltou a fazer sucesso com o hit Thanks for Saving My Life, lançado no mesmo ano.
6. Only the Strong Survive
Na segunda metade da década de 1970, Billy Paul passou a flertar com a disco music. Only the Strong Survive, do disco de mesmo nome lançado em 1977, é considerada um clássico do gênero.
7. Sexual Therapy
Em 1985, o sucesso de Sexual Healing, de Marvin Gaye, inspirou Billy Paul a compor Sexual Therapy, canção que funciona quase como uma paródia da primeira.
8. Amanhã (com Sandra de Sá)
Apaixonado pelo Brasil, onde tocou em diversas oportunidades, Billy Paul chegou a gravar um dueto com a cantora Sandra de Sá. Amanhã foi lançado em 1988 e é um dos maiores êxitos do cantor no país.