A partir deste domingo, o Fantástico vai apresentar uma série de quatro episódios sobre os fablabs, laboratórios de fabricação digital norte-americanos que usam a tecnologia para criar objetos personalizados capazes de resolver necessidades e problemas por valores acessíveis. Apresentado pelo repórter Ernesto Paglia, o quadro "Fablab – Faça Você Mesmo" vai ajudar a resolver o problema de uma comunidade a cada domingo.
– Foi uma honra participar, conhecer melhor e aprender com os fablabs. Este projeto é incrível. Eu ajudei a fazer uma bicicleta. Gostei tanto que já coloquei a minha filha para fazer um curso com eles. É muito prazeroso saber que somos capazes de fazer qualquer coisa – conta o jornalista.
Leia mais
Lady Gaga estará na próxima temporada de American Horror Story
Rodrigo Santoro: "A essência da dramaturgia permanece a mesma"
House of Cards volta com promessa de batalha conjugal dos Underwood
Bastante difundida pelo mundo, a tendência nascida nos Estados Unidos já acumula 500 fablabs nos mais diversos países. Para adaptar a ideia à realidade brasileira, o quadro do Fantástico vai contar com a parceria da fablab Garagem, de São Paulo, que está entre os 15 existentes do Brasil.
Na estreia de "Fablab – Faça Você Mesmo", o jornalista e os cientistas encaram o desafio de criar, numa impressora 3D, uma prótese para um menino de oito anos que nasceu sem a mão direita. Já é possível adiantar: além de ser um sucesso, a iniciativa rendeu uma opção mais leve e muito mais barata do que a convencional. Em outro episódio, a ideia é criar um transporte para que moradores de uma comunidade consigam circular por ruas estreitas – a solução encontrada é uma bicicleta elétrica de carga. Uma terceira criação resultante do quadro é um microscópio artesanal, feito com lentes de webcams descartadas.