Os dois maiores heróis da DC Comics já se encontraram diversas vezes nos quadrinhos. Às vezes de forma amistosa, às vezes em conflito. Aos poucos, a editora foi criando laços entre os personagens. É seguro dizer que eles se completam: Batman, um humano desprovido de poderes que tem a seu favor a própria astúcia e aparatos tecnológicos e Superman, um super-herói completo com poderes quase ilimitados.
Confira alguns dos principais episódios da história conjunta dos heróis.
Um quebra-pau para entrar na história:
Em 1986, Frank Miller escreveu uma das histórias mais icônicas já publicadas pela DC Comics. Em Batman: O Cavaleiro das Trevas, Superman é contratado pelo governo norte-americano – ou melhor, pelo próprio ex-presidente Ronald Reagan – para parar o Homem-Morcego. É óbvio que Batman não aceita se entregar e, usando uma armadura com peças de Kryptonita (ponto fraco do “Azulão”) entra em combate franco com o Homem de Aço.
Batman: O Cavaleiro das Trevas é considerada uma das histórias em quadrinhos mais importantes já feitas. Sua influência definiu o clima sombrio que se estendeu pelas hqs dos anos 90 e ecoa até hoje.
O episódio influenciou diretamente o roteiro do filme Batman vs. Superman: A Origem da Justiça. As cenas apresentadas pelos trailers que mostram o embate entre os heróis fazem referência direta aos quadrinhos de Miller.
O primeiro encontro:
A primeira vez que os personagens se encontraram nos quadrinhos ocorreu em 1952 na hq Superman #76. Na história, Bruce Wayne, Clark Kent e Louis Lane dividiam a mesma cabine em um cruzeiro. Obviamente, os heróis acabaram se envolvendo em uma aventura.
Em 1958, os personagens passaram a ter suas histórias narradas no título World’s Finest. A primeira edição foi apresentada pela editora como: “a origem do time Batman e Superman”.
Superman soviético:
Em Superman: Entre a Foice e o Martelo (2003), Mark Millar explorou uma realidade alternativa na qual, ao invés de ter sido criado por uma família de fazendeiros de Smallville, Superman cresceu como uma arma secreta do ditador soviético Joseph Stálin contra os Estados Unidos.
Na história, Batman é Pyotr Roslov, filho ilegítimo de Stálin. O personagem surge como um agitador que se posiciona contra o regime e, principalmente, contra Superman.
Leia mais:
Batman vs. Superman dará pontapé inicial na linha cinemática do Universo DC
Veja o que as redes sociais disseram sobre a première de Batman vs. Superman
Mulher Maravilha é a mais celebrada pelo público em première de Batman vs. Superman
Os três maiores
Em 1985, Alan Morre criou uma das histórias mais antológicas de Superman. Publicada na hq Superman Annual #11, Para o Homem que Tem Tudo, apresenta um Superman em estado vegetativo por conta de uma criatura enviada pelo vilão alienígena Mongul. Enquanto o Homem de Aço encontra-se inconsciente, Batman e Mulher-Maravilha tentam salva-lo a qualquer custo.
A narrativa varia entre o drama dos heróis enquanto tentam prestar ajuda a seu amigo kryptoniano e os delírios de Superman em sua catatonia, na qual “sonha” com seu planeta natal.
Dos games às telas
O sucesso de Injustice: Gods Among Us, jogo que insere os personagens do Universo DC em um sistema de lutas semelhante ao da franquia Mortal Kombat, fez com que a editora lançasse uma hq abordando a história do game.
Na narrativa, Superman torna-se uma espécie de tirano depois que Louis Lane é assassinada pelo Coringa. Para acabar com a autoridade do “Superdéspota”, Batman reúne um grupo de heróis. A hq vem conquistando fãs dos games e leitores curiosos por esta rivalidade entre os personagens.