Quem olha de perto os lançamentos recentes de música de concerto há de se surpreender com tantas recuperações dos registros dos anos 1940 e 1950. É que esse sempre foi um período bem desconhecido. Quando a gravação em dois canais de O Ouro do Reno, de Wagner, apareceu em maio de 1959, foi a sentença de morte para a música de concerto gravada em apenas um canal. Até novos equipamentos eram indispensáveis para ouvir o novo Wagner, quase que se exigia novas orelhas.
O Ouro do Reno de 1959 tinha uma engenharia específica para dois canais, com a recriação da realidade em efeitos de esquerda e direita, longe e perto, alto e baixo. Foi a primeira vez que uma ópera foi levada para o LP – o "vinil" de hoje – como se fosse coisa de cinema, recriando as imagens ausentes com a ilusão de ouvir, aqui e ali, os personagens passando de um lado para outro. Para a música de concerto, o apelo dos dois canais foi irresistível, e os tempos do um canal foram ficando para trás.
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Durante muito tempo, procurei completar a discografia de "Stravinsky por ele mesmo" com as gravações dos anos 1940 e 1950. Impossível: mais fácil encontrar as dos anos 1920 e 1930, pois o período logo anterior aos dois canais parecia amaldiçoado. Ninguém queria saber dele. Por isso, a surpresa de agora. Esgotadas todas as outras velharias de arquivo, parece que chegou a hora da música de concerto registrada em um único canal naqueles tempos duros do segundo pós-guerra, aquela que ficou para trás com a barulhada de O Ouro do Reno.
Até Stravinsky voltou ao catálogo. Não só: uns dizem que o período "glorioso" da música de concerto em um canal é o melhor de todos, outros dizem que foi a época de ouro das gravações e até as capas e os comentários dos vinis originais merecem ser recuperados.
Por isso, de uma hora para outra, uma lacuna da história das gravações está sendo preenchida. Para quem se interessar por essas coisas, diga-se que há certa elegância em ouvir a Nona Sinfonia com instrumentos, coros e acordes triunfais empilhadinhos num mesmo canal, todos amarrotados num lugar só.