Parabéns a você, uma das canções mais conhecidas do mundo, está prestes a se tornar de domínio público, após longas disputas legais. A empresa americana Warner/Chappell Music aceitou pagar US$ 14 milhões depois de um acordo para pôr fim a um litígio sobre os direitos autorais da canção, que se arrastava há anos.
A disputa começou em 2013, depois que um grupo de cineastas processou a Warner Chappell, a produtora musical da companhia privada Warner Music Group, que exigia o pagamento dos direitos autorais sobre a música. Em setembro passado, um juiz já havia determinado que as pretensões da Warner/Chappell não eram legítimas.
O acordo, divulgado por um tribunal de Los Angeles, terminará com as demandas da companhia sobre a propriedade da canção.
"Ao declarar que a canção passa a ser de domínio público, o acordo terminará com mais de 80 anos de incerteza a respeito da disputa pelos direitos autorais", afirma o texto do tribunal federal de Los Angeles.
O acordo ainda precisa da aprovação de um juiz. É muito provável que seja concluído, já que ambas as partes concordaram. Uma vez anunciada a sentença, Parabéns a você será de domínio público.
Composta em 1893, a canção foi escrita por Patty Smith Hill, uma professora de jardim de infância do Kentucky, e sua irmã Mildred J. Hill. Sua primeira versão se chamava "Good Morning To All". Após a música ser divulgada em um livro infantil, os direitos autorais ficaram com a editora Clayton F. Summy Co.
No Brasil, a música segue a mesma melodia da versão original norte-americana e tem letra composta por Bertha Homem de Mello em 1942.