É sempre divertido acompanhar a cerimônia do Oscar e conferir se aqueles que são os nossos preferidos realmente podem faturar alguma estatueta ou, ao contrário disso, sair de mãos abanando.
O 2º Caderno separou os indicados em algumas das principais categorias da premiação para especular: quem pode levar? E quem realmente merecia levar? Há troféus que dificilmente devem sair das mãos daqueles que são previamente apontados como favoritos, mas há diversas categorias com a disputa, ao que tudo indica, mais apertada. De todo modo, há sempre filmes, atores, atrizes, roteiristas e outros técnicos que mereciam ganhar e, no entanto, nem sempre acabam vencendo. Confira, abaixo, as opiniões dos três críticos de cinema de Zero Hora, Daniel Feix, Marcelo Perrone e Roger Lerina.
MELHOR FILME
Quem deve ganhar? A disputa está em aberto. Se O Regresso venceu o Globo de Ouro de melhor drama, A Grande Aposta levou o troféu do Sindicato dos Produtores, que costuma ser o termômetro mais fiel antes do Oscar. Olho também em Spotlight, eleito melhor elenco do ano no prêmio do Sindicato dos Atores. É provável que o Oscar fique com um desses três.
Quem deveria ganhar? Não há um projeto muito superior aos demais entre os oito indicados. O Quarto de Jack é um exemplo de filme que bem poderia ser colocado no mesmo nível da disputa, assim como filmes esquecidos nas principais categorias da premiação, como Os Oito Odiados, de Quentin Tarantino.
MELHOR DIREÇÃO
Quem deve ganhar? O Regresso é um filme de excessos – culpa de seu diretor, Alejandro Iñárritu. Mas ele é o favorito, pois venceu o principal prêmio prévio da categoria – o do Sindicato dos Diretores. Será que a Academia de Hollywood vai cometer a ousadia de elegê-lo pelo segundo ano consecutivo (em 2015, ganhou por Birdman)?
Quem deveria ganhar? A tensão habilmente criada pela encenação de Lenny Abrahamson em O Quarto de Jack bem poderia ser valorizada pela Academia. George Miller também seria uma boa aposta pela criação de um filme capaz de agradar a públicos tão distintos, caso de seu Mad Max: Estrada da Fúria.
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MELHOR ATOR
Quem deve ganhar? Todos os prêmios prévios ficaram com Leonardo DiCaprio, de O Regresso. Não que ele tenha a melhor atuação de sua carreira neste longa, mas dificilmente os votantes da Academia não confirmarão sua preferência na cerimônia de domingo.
Quem deveria ganhar? Michael Fassbender, de Steve Jobs, merece o reconhecimento que, por exemplo, Eddie Redmayne, de novo bem em A Garota Dinamarquesa, teve em 2015 por A Teoria de Tudo. Mas DiCaprio já fez por merecer um Oscar. Que ganhe de uma vez.
MELHOR ATRIZ
Quem deve ganhar? Outra categoria que deve apenas confirmar o que todos os prêmios prévios (Bafta, Globo de Ouro, Sindicato dos Atores, Critics’ Choice) indicam – ou seja, a vitória de Brie Larson, de O Quarto de Jack.
Quem deveria ganhar? Charlotte Rampling, por 45 Anos. Saoirse Ronan (de Brooklin) ainda terá sua chance, Cate Blanchett (Carol) já ganhou antes, Jennifer Lawrence está no piloto automático em Joy. Pelo grande trabalho em 45 Anos, deveria ser a hora da veterana Charlotte.
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Quem deve ganhar? Christian Bale (de A Grande Aposta) ganhou o Critics’ Choice. Mark Rylance (Ponte dos Espiões), o Bafta. Sylvester Stallone (Creed), o Globo de Ouro. Ou seja, disputa aberta no Oscar. Mas com leve favoritismo para Stallone, em função do apelo afetivo do personagem Rocky.
Quem deveria ganhar? Mark Rylance, de Ponte dos Espiões. Superpremiado no teatro, o grande ator britânico deveria ser consagrado também em Hollywood por sua composição do enigmático espião russo do filme de Steven Spielberg.
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Quem deve ganhar? Rooney Mara (de Carol) e Alicia Vikander (de A Garota Dinamarquesa) deveriam concorrer como atrizes principais. Como coadjuvantes, centralizam a disputa com Kate Winslet (de Steve Jobs), que foi premiada no Bafta, o Oscar inglês, e no Globo de Ouro.
Quem deveria ganhar? Alicia Vikander já venceu o troféu do Sindicato dos Atores. Se repetir a preferência da Academia no Oscar, fará jus à muito boa atuação em A Garota Dinamarquesa. Mas a ótima Jennifer Jason Leigh (de Os Oito Odiados) bem poderia surpreender, hein?
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Quem deve ganhar? Spotlight faturou os prêmios prévios, e deve confirmar a vitória no Oscar no domingo. Se houver surpresa, deve ser a animação Divertida Mente ou então o pouco badalado Straight Outta Compton.
Quem deveria ganhar? Ao lado de Josh Singer, o diretor Tom McCarthy fez um belo trabalho ao levar a história real de abusos infantis por parte de padres de Boston em Spotlight. Só o ótimo Divertida Mente, que eleva o já alto padrão de roteiros da Pixar, está à sua altura.
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Quem deve ganhar? Com seus "hiperlinks" e seu didatismo em boa medida, a estética contemporânea de A Grande Aposta poderá ter conquistado a Academia – a julgar pelos prêmios prévios. Deve confirmar a preferência amanhã.
Quem deveria ganhar? Carol é uma bela adaptação, mas, se realmente entregar o troféu para o diretor Adam McKay e seu parceiro Charles Randolph, de A Grande Aposta, a Academia terá feito uma boa escolha.
MELHOR ANIMAÇÃO
Quem deve ganhar? Divertida Mente elevou o já alto padrão de qualidade e inventividade da Pixar para dialogar com diferentes públicos em tramas que combinam entretenimento e reflexão. O estúdio segue muito à frente da concorrência.
Quem deveria ganhar? Colocar mais um Oscar na prateleira da Pixar é o reconhecimento a uma de suas mais criativas produções, mas o realmente justo seria contemplar o espetacular trabalho artesanal do brasileiro Alê Abreu no lúdico O Menino e o Mundo, que já recebeu dezenas de prêmios em todo o planeta.