Para atrair turistas no verão, Gramado aposta agora na boa música. A partir desta sexta-feira, a cidade recebe a segunda edição do Gramado in Concert, festival com 25 espetáculos gratuitos que reúnem solistas e professores de diferentes regiões do Brasil e do mundo. Os concertos ocorrem em diferentes espaços públicos, como a Rua Coberta e a Igreja Matriz São Pedro, até 21 de fevereiro.
A abertura será nesta sexta-feira, às 20h de hoje, na Rua Coberta, com a presença da Orquestra Sinfônica de Gramado. Apresentações como essa são a parte mais visível para o público do evento, mas também são oferecidas aulas para músicos brasileiros e de outros países. São 210 estudantes que estarão participando das classes, sendo 75 deles instrumentistas com residência em Gramado que recebem bolsas de estudo.
Projeto exibirá 13 óperas no cinema em Porto Alegre
- Havia uma lacuna na agenda turística da cidade nesta época. Mas, além de fomentar o turismo, temos dois objetivos principais: formar plateia e qualificar músicos da região - conta o diretor artístico Allan Jon Lino, um dos fundadores da Sinfônica de Gramado.
Entre as iniciativas para estimular a produção musical, também foi criado pelo festival um concurso para jovens compositores. O vencedor desta primeira edição foi Dimas Artur da Silva, pernambucano radicado em Santa Maria, que terá sua composição Nhanderuvuçu tocada pela Orquestra Sinfônica do Festival, com regência de Linus Lerner, maestro natural de Novo Hamburgo que reside nos Estados Unidos. O concerto, um dos pontos altos da programação, será no dia 20, às 20h, no Expogramado. No repertório, estarão também outros temas sinfônicos, e haverá a presença dos solistas brasileiros Ayran Nicodemo (violino), Albert Savino Khattar (tuba) e Gustavo Lange Fontes (contrabaixo) e do búlgaro Kalin Ivanov (violoncelo).
Prometida para 2014, Sala Sinfônica da Ospa não tem previsão de entrega
Destaques deste final de semana
Orquestra Sinfônica de Gramado
-Solenidade de abertura, com a execução da obra Conga del Fuego, de Arturo Marquez, com regência de Bernardo Grings. Nesta sexta-feira, às 20h, na Rua Coberta.
Orquestra de Câmara de Gramado
-As Quatro Estações, de Vivaldi, com regência de Linus Lerner. Solistas (violinos): André Kolodiuk, Débora Borges, João Antônio Borba e Gabriel Ludwig. Neste sábado, às 20h, no Expogramado (Avenida Borges de Medeiros, 4.111).
Orquestra Sinfônica do Sul do Arizona (EUA)
-Sinfonia do Novo Mundo, de Antonin Dvorák, e outras composições eruditas, com regência de Linus Lerner. Solista: Brett Deubner (viola). Domingo, às 20h, no Expogramado.
Todos os espetáculos têm entrada franca. Acesse agenda completa em gramadoinconcert.com.br.
Leia mais matérias sobre música erudita