Os sete filmes e os mais de US$ 3,8 bilhões arrecadados pela franquia Velozes e Furiosos não são o bastante para Hollywood. Três novos longas foram confirmados pelo astro remanescente da série, Vin Diesel, na semana passada. Eles chegam na carona do sucesso do sétimo filme da série, que, lançado meses após a morte do ator Paul Walker (1973 - 2013), chegou ao posto de quinta maior bilheteria (em valores brutos) da história do cinema. Estima-se que seja a sétima série mais lucrativa de todos os tempos.
Antes de Velozes e Furiosos, outras franquias de blockbusters caracterizaram-se pela produção numerosa. Entre elas estão Star Wars (sete filmes lançados e dois com lançamento confirmado), Sexta-feira 13 (12 filmes) e 007 (23 filmes). Porém, nenhuma produziu tanto em tão pouco tempo: ao todo, quando os três novos títulos estiverem prontos, terão sido 10 longas em 20 anos.
O investimento fez muitos se perguntarem: por que 10 Velozes e Furiosos?
A primeira resposta é óbvia: o lucro crescente da série, que foi acumulando arrecadações maiores, filme a filme, até chegar ao recorde na sétima produção. Em entrevista à revista americana The Atlantic, a professora de Harvard e autora do livro Blockbusters (sem edição no Brasil), Anita Elberse, afirma que Hollywood apenas reage ao comportamento dos consumidores: "Se mais pessoas querem ver Iron Man III do que um filme de arte, os estúdios vão investir nisso. Vão fazer novas sequências para as sequências".
Marcelo Forlani, um dos fundadores do site brasileiro de cultura pop Omelete, lembra que Velozes e Furiosos conjuga vários elementos que atraem o grande público: cenas de ação, carros em alta velocidade e humor, entre outros.
- A franquia parou de se levar tão a sério e passou a investir na diversão e no que é inédito. O público vai ao cinema para ver sequências absurdas envolvendo os atores e os veículos - opina Forlani.
A longevidade da série também se explica pela repetição de personagens e situações já conhecidas pelo público. Assim como outras franquias, Velozes e Furiosos investe na criação de um universo que interliga todos os episódios em uma grande narrativa, o que fideliza os espectadores. Não raramente, o público prefere ir ao cinema para ver mais daquilo que já conhece.
- Mesmo seguindo uma fórmula, a cada filme Velozes e Furiosos evolui sua história e desenvolve seus personagens - elogia Forlani.
Os próximos episódios de Velozes e Furiosos devem ser lançados, respectivamente, em 2017, 2019 e 2021. Os diretores ainda não foram anunciados.