Correção: Gustavo Jahn é catarinense, e não gaúcho, como esta matéria informou até as 16h de domingo (24/01). O texto já foi corrigido.
Já são conhecidos os longas-metragens concorrentes ao 66º Festival de Berlim, que será realizado entre 11 e 21 de fevereiro. Há um curta brasileiro selecionado (Das Águas que Passam, de Diego Zon), além de três longas na mostra Panorama (Antes o Tempo Não Acabava, de Sérgio Andrade e Fábio Baldo, Mãe Só Há Uma, de Anna Muylaert, e o documentário Curumin, de Marcos Prado). Chama a atenção, entre os títulos que estarão em exibição, o longa-metragem Muito Romântico, produção alemã dirigida por Gustavo Jahn e Melissa Dullius, ela gaúcha, ele catarinense que viveu em Porto Alegre entre 1999 e 2006.
O filme está incluído na seleção da mostra Fórum – a mesma que exibiu Castanha, de Davi Pretto, em 2014, e Beira-Mar, de Filipe Matzembacher e Márcio Reolon, em 2015. É, portanto, o terceiro ano consecutivo em que essa seção do evento, tida como espaço dedicado a novos talentos e experimentações de linguagem, ganha sotaque gaúcho.
Jahn e Melissa vivem em Berlim e, lá, já realizaram alguns curtas-metragens. Ele também é conhecido como um dos protagonistas do longa O Som ao Redor (2012), de Kleber Mendonça Filho – a dupla já havia atuado em Os Residentes (2010), de Tiago Mata Machado.
Na mostra principal, estão selecionados os novos filmes de diretores como o canadense Denis Côté (Boris Sans Béatrice), o filipino Lav Díaz (Hele Sa Hiwagang Hapis) e o norte-americano Jeff Nichols (Midnight Special). Ave, César, de Joel e Ethan Coen, e Chi-raq, de Spike Lee, serão exibidos fora de competição.
Confira a lista completa dos competidores na mostra principal 66º Festival de Berlim:
24 Wochen (24 Semanas), de Anne Zohra Berrached (Alemanha) – première
Chang Jiang Tu, de Yang Chao (China) - première
Inhebbek Hedi (Hedi), de Mohamed Ben Attia (Tunísia / Bélgica / França) - première
Soy Nero(Sou Nero), de Rafi Pitts (Alemanha / França / México) - première
Alone in Berlin (Sozinho em Berlim), de Vincent Perez (Alemanha / França / Reino Unido)
Boris sans Béatrice (Boris sem Beatriz) de Denis Côté (Canadá)
Cartas da Guerra, de Ivo M. Ferreira (Portugal)
Ejhdeha Vared Mishavad! (A Chegada do Dragão), de Mani Haghighi (Irã)
Fuocoammare (Fogo no Mar), de Gianfranco Rosi (Itália / França) – documentário
Genius (Gênio), de Michael Grandage (Reino Unido / EUA) – première
Hele Sa Hiwagang Hapis (Uma Canção de Ninar para um Triste Mistério), de Lav Diaz (Filipinas / Singapura)
Kollektivet (A Comuna), de Thomas Vinterberg (Dinamarca / Suécia / Holanda)
L'avenir (O Que Vem por Aí), de Mia Hansen-Løve (França / Alemanha)
Midnight Special (Meia-noite Especial), de Jeff Nichols (EUA)
Quand on a 17 ans (Os 17 Anos), de André Téchiné (França)
Smrt u Sarajevu / Mort à Sarajevo (Morte em Sarajevo), de Danis Tanovi? (França / Bésnia Herzegovina)
Zero Days (Zero Dias), de Alex Gibney (EUA) - documentário
Zjednoczone Stany Mi?osci (Estados Unidos do Amor), de Tomasz Wasilewski (Polônia / Suécia)
Mostra Fórum
A Boy Needs a Friend, de Steve Reinke (Canada / USA)
Abu Ammar is Coming, de Naeem Mohaiemen (Bangladesh / Lebanon / United Kingdom)
Al Marhala Al Rabiaa (The Fourth Stage), de Ahmad Ghossein (Lebanon / United Arab Emirates)
Bring Me the Head of Tim Horton, de Guy Maddin, Evan Johnson, Galen Johnson (Canada)
Bunker Drama, de Mike Crane (USA / Lithuania)
The Communist Revolution Was Caused By The Sun, de Anton Vidokle (USA / Kazakhstan)
Continuity, de Omer Fast (Germany)
La Cupola, de Volker Sattel (Germany)
ESIOD 2015, de Clemens von Wedemeyer (Austria / Germany)
Expired, de Islam Kamal (Egypt)
Fathy La Yaeesh Hona Baad Ala'n (Fathy Doesn't Live Here Anymore), de Maged Nader (Egypt)
From the Notebook of..., de Robert Beavers (USA)
Fugue, de Kerstin Schroedinger (Germany)
The Illinois Parables, de Deborah Stratman (USA)
In the Future They Ate from the Finest Porcelain, de Larissa Sansour, Søren Lind (Palestinian Territories / Denmark / United Kingdom / Qatar)
Invention, de Mark Lewis (Canada / United Kingdom)
Kama Tohalleq al Teyour (As Birds Flying), de Heba Amin (Egypt)
The Lamps, de Shelly Silver (USA)
Le Corbusier [IIIII] Asger Jorn [Relief], de Heinz Emigholz (Germany / Denmark)
Mannerlaatta (Tectonic Plate), de Mika Taanila (Finland)
Moderation, de Anja Kirschner (Greece / Italy / Egypt / United Kingdom)
Muito Romântico, de Melissa Dullius, Gustavo Jahn (Germany / Brazil)
Now: End of Season, de Ayman Nahle (Lebanon)
O Pássaro da Noite, de Marie Losier (Portugal / France)
The Right, de Assaf Gruber (Germany / Poland)
Ruina, de Gabraz Sanna (Brazil)
Sign Space, de Hila Peleg (Germany)
Stones Gods People, de Joe Namy (Lebanon)
Transmission from the Liberated Zones, de Filipa César (Portugal / France / Germany)
Wadee'at tasallul (Offside), de Marwan Hamdan (Lebanon)
We Demand, de Claudrena N. Harold, Kevin Jerome Everson (USA)
Zakerat Abad El Shams (A Stroll Down Sunflower Lane), de Mayye Zayed (Egypt)
Fora de competição
Ave, César!, de Joel e Ethan Coen (EUA / Reino Unido)
Mahana (O Patriarca), de Lee Tamahori (Nova Zelândia) - première
Saint Amour (Amor Santo), de Benoît Delépine e Gustave Kervern (França / Bélgica) - première
Des nouvelles de la planète Mars (Notícias do Planeta Marte), de Dominik Moll (França / Bélgica) - première