A atriz Charlotte Rampling, 69 anos, indicada ao Oscar de melhor atriz pelo filme 45 anos, conseguiu aumentar a polêmica sobre a ausência de negros nas indicações de atuação da Academia ao afirmar que o boicote à cerimônia (aderido por personalidades como Will Smith e Spike Lee) seria "racismo contra pessoas brancas". A declaração foi feita em uma entrevista dada a uma rádio francesa na manhã desta sexta-feira.
Charlotte, que também trabalhou recentemente na série Dexter, ainda defendeu que "ninguém pode realmente saber, mas talvez os atores negros não tenham merecido chegar à lista final". Ao ser questionada se a Academia deveria introduzir cotas para garantir a diversidade dos indicados, a atriz respondeu:
– Por que classificar as pessoas? Hoje em dia todo mundo é mais ou menos aceito... as pessoas sempre irão dizer 'ele é menos bonito', 'ele é muito preto', 'ele é muito branco'. Alguém sempre vai estar dizendo 'você é muito' (isso ou aquilo)... mas devemos concluir a partir disso que devem haver várias minorias por todo lado?
Charlotte concorre ao prêmio de melhor atriz com Brie Larson, Cate Blanchett, Jennifer Lawrence e Saoirse Ronan.