A diversidade de propostas criativas marcou a temporada de espetáculos no Rio Grande do Sul. Veja alguns dos destaques de 2015 no teatro, na dança e no circo
10 ESPETÁCULOS
O Mal-Entendido
Revigorando um texto de Albert Camus estreado em 1944, esta montagem de
O Mal-Entendido (foto acima), vencedora de quatro Prêmios Açorianos, surpreendeu com ótimas atuações e uma cenografia criativa, que materializa na cena a metáfora da água.
Língua-Mãe Mameloschn
Esta montagem da peça escrita por Marianna Salzmann (leia reportagem e entrevista) não apenas mostrou três gerações de uma família judia como colocou em cena três gerações de atrizes de Porto Alegre: Ida Celina, Mirna Spritzer e Valquiria Cardoso. Prêmio Açorianos de melhor espetáculo.
Língua Mãe Mameloschn (Félix Zucco/Agência RBS)
As Quatro Direções do Céu
Em um ano cheio para a dramaturgia de língua alemã em Porto Alegre, o diretor Camilo de Lélis recriou o texto de Roland Schimmelpfennig sobre o encontro de quatro personagens e ganhou o Prêmio Braskem de melhor espetáculo e diretor pelo júri oficial.
As Quatro Direções do Céu (Edu Rabin/Divulgação)
Cadarço de Sapato
Um dos melhores trabalhos da Cia. Teatrofídico nos últimos anos, esta homenagem à dramaturga britânica Sarah Kane rendeu três Prêmios Açorianos de Teatro: melhor direção (Eduardo Kraemer), ator (Renato Del Campão) e cenografia (Alexandre Navarro).
Cadarço de Sapato (Júlio Cordeiro/Agência RBS)
Medeamaterial
O GRUPOJOGO e a vai!ciadeteatro uniram esforços nesta montagem do clássico moderno de Heiner Müller, que recria o mito grego de Medeia. Um dos espetáculos mais herméticos da temporada gaúcha, o trabalho marcou os 20 anos de morte do dramaturgo.
Medeamaterial (Júlio Cordeiro/Agência RBS)
Crime Woyzeck
O diretor Luciano Alabarse fez uma aposta alta ao combinar dois textos: Woyzeck, do alemão Georg Büchner (1813 - 1837), e Crime, do dinamarquês Peter Asmussen (1957). Gustavo Susin e Pingo Alabarse viveram Woyzeck.
Crime Woyzeck (Marcelo Oliveira/Agência RBS)
Cidade Proibida
Estreada em 2013, a intervenção cênica da Cia. Rústica foi eleita, pelo júri popular, o melhor espetáculo da programação gaúcha do Em Cena deste ano. A performance questiona a relação dos moradores com sua cidade.
Cidade Proibida (Adriana Marchiori/Divulgação)
Adágio
Depois de celebrar um ano de atividade com uma reapresentação de Salão Grená, em agosto, a Cia. Municipal de Dança de Porto Alegre estreou seu terceiro trabalho no final do ano. Adágio reuniu coreografias de Eva Schul, Douglas Jung, Driko Oliveira e uma criação coletiva.
Adágio (Tadeu Vilani/Agência RBS)
Etnias
Especializado em dança judaica, o Grupo Kadima foi o grande vencedor do Prêmio Açorianos de Dança, tendo levado os troféus de melhor espetáculo, produção e destaque em danças étnicas. A obra mostra a diversidade da cultura judaica.
Etnias (Divulgação Kadima)
Cuco
Criação da Cia. Caixa do Elefante, o espetáculo Cuco - A Linguagem dos Bebês no Teatro foi o grande vencedor do Troféu Tibicuera, levando quatro categorias, entre elas as de melhor espetáculo e direção (Mário de Ballentti).
Cuco (Paulo Fochi/Divulgação)
10 FATOS
Novas produções
Em 2015, o Porto Verão Alegre passou a financiar um espetáculo especialmente para estrear em sua programação. A montagem de Romeu & Julieta de Néstor Monasterio foi o primeiro. Na próxima edição, em janeiro, será a vez do musical Dona Flor e Seus Dois Maridos.
Dramaturgia
Depois do Dicionário de Autores da Literatura Dramática do RS, lançado em novembro de 2014, o pesquisador Antenor Fischer publicou outra obra de referência pelo selo próprio FischerPress: Antologia da Literatura Dramática do RS (Século 19).
Circo em alta
Diferentes indícios apontam para a efervescência das manifestações circenses: oito espetáculos gaúchos do Festival Palco Giratório envolveram o tema, o Circo Girassol completou 15 anos e os festivais de Santa Maria e Pelotas tiveram suas primeiras edições.
Acessibilidade
Com espetáculos como Proibido Elefantes e Avental Todo Sujo de Ovo, o Festival Palco Giratório Sesc/POA movimentou o deabate sobre a acessibilidade na cena. Também neste ano, a peça infantil É Proibido Miar incluiu em sua dramaturgia audiodescrição e Libras.
Cia. Hiato
Embora já tivesse se apresentado na Capital em 2013, com Cachorro Morto, este foi o ano da revelação da jovem e inovadora companhia paulista ao público gaúcho, com O Jardim, um de seus melhores trabalhos, e Ficção, ambos no Palco Giratório.
Em Cena
Enquanto a cantora e compositora americana Meredith Monk encantou o público com suas habilidades vocais e uma sensibilidade ímpar (leia reportagem e comentário), o criador belga Jan Fabre surpreendeu pela contundência da performance Attends, Attends, Attends..., com Cédric Charron (leia reportagem e comentário).
Grandes atrizes
O Porto Alegre Em Cena também foi marcado pela presença de grandes atrizes brasileiras que têm em comum uma dupla atuação na televisão e no teatro de pesquisa, como Renata Sorrah (Krum - leia reportagem e comentário), Débora Falabella (Contrações) e Denise Fraga (Galileu Galilei - leia reportagem e comentário).
Suzana Saldanha
Depois de três décadas no Rio, onde trabalhou principalmente com o encenador Aderbal Freire-Filho, a atriz que marcou a trajetória do teatro gaúcho até o início dos anos 1980 retornou a Porto Alegre, estreando o solo Eu, com direção de Luís Artur Nunes.
BR-Trans
Consagrado pela crítica nacional, o espetáculo do ator Silvero Pereira sobre o universo de travestis, transexuais e transformistas, dirigido pela gaúcha Jezebel de Carli, apresentou-se novamente em Porto Alegre na programação paralela da 10ª Bienal do Mercosul.
Cia. Dos à Deux
No último mês do ano, o grupo franco-brasileiro trouxe ao Theatro São Pedro um dos espetáculos mais tocantes da temporada. Abordando memórias familiares, Irmãos de Sangue emocionou o público com um teatro gestual que, literalmente, dispensa palavras.
O que passou
Retrospectiva cultural 2015: o melhor das artes cênicas
Confira espetáculos e fatos que foram destaque no ano que se encerra
Fábio Prikladnicki
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