Espaços culturais que se abrem em tempos de retração econômica indicam que apostar na difusão e consumo de conhecimento pode ser um bom investimento. A proposta da Casamundi Cultura, que será apresentada a convidados nesta quarta-feira e abre sua programação ao público no próximo dia 24, é reunir pequenos grupos para apresentar, discutir e amplificar questões candentes do mundo contemporâneo sob um espectro temático amplo: das relações políticas às diferentes manifestações artísticas.
O espaço está localizado em uma sala envidraçada do 19º andar de um prédio em frente ao Guaíba, na Avenida Borges de Medeiros, 2.500, em Porto Alegre. Quem responde pela curadoria da Casamundi Cultura é Tiago Halewicz, músico e pesquisador que atuou por oito anos nesta função no Studio Clio, referencial ponto cultural da Cidade Baixa.
- Pensamos em apresentar algo que Porto Alegre ainda não tinha nesse modelo de atividade, que vai do espaço físico íntimo, confortável e de fácil acesso à escolha dos temas trabalhados por um corpo docente que combina a bagagem acadêmica com a vivência prática em suas respectivas áreas.
Segundo o curador, temas que estão na pauta do noticiário, como a crise dos refugiados na Europa e o terror lançado pelo Estado Islâmico, despertam grande interesse por maior aprofundamento nas questões históricas, culturais e políticas a eles relacionadas.
Foco no turismo guiado por rotas pouco convencionais
O novo espaço cultural é um braço da Casamundi, agência de turismo e câmbio que tem como sócias Chay Amorim e Fernanda Morassutti. Desde a abertura do negócio, em 2004, elas planejavam um projeto atrelado à área cultural.
- É um passo ousado, mas com o pé no chão nesse momento de instabilidade econômica. O risco sempre existe, mas sabemos o público que queremos atingir com o compartilhamento de conhecimento e experiências. O desafio é mostrar que também é possível viajar não apenas fisicamente - explica Chay.
O DNA turístico será preservado na Casamundi junto às atividades também focadas em literatura, design, fotografia, cinema, arquitetura, gastronomia e artes visuais.
- Até 2013, o brasileiro viajou muito. Queremos trabalhar com o chamado turismo lado B, com pessoas que querem conhecer e também retornar para explorar com mais conhecimento roteiros menos convencionais. A proposta é descomplicar a cultura. Vamos oferecer ao público o que nós mesmos gostamos de fazer e consumir - afirma Halewicz.
Os pacotes turísticos previstos para 2016, com duração de duas semanas, incluem percorrer pontos referenciais da antiga Cortina de Ferro, no leste europeu, países que nasceram da fragmentação da Iugoslávia, nos anos 1990, em um rota pela costa do Mar Adriático, ou vivenciar experiências rurais em típico vilarejo da Toscana.
A programação inicial já formatada (veja ao lado) será realizada na própria sala e em um centro de eventos com maior capacidade no mesmo prédio, com eventuais atividades externas. No começo do próximo ano, serão promovidas oficinas de crônicas e de cinema do leste europeu e cursos com, entre outros nomes, a escritora Leticia Wierzchowski e a pianista Olinda Allessandrini.
Alguns eventos agendados até o final do ano e viagens previstas para 2016
24/11 - Cruzando fronteiras
Palestra com Tiago Halewicz sobre o trabalho e a trajetória do jornalista e escritor polonês Ryszard Kapuscinski (1932 - 2007), repórter que viveu em diferentes países da África e na antiga União Soviética.
28/11 - Porto Alegre modernista
Passeio guiado com o arquiteto Guilherme Essvein de Almeida para conhecer espaços que espelham expressões do modernismo, como o Palácio da Justiça, o Centro Administrativo e o Jockey Club.
1º/12 - A crise dos refugiados
Fabiano Mielniczuk, doutor em Relações Internacionais, tem como tema de sua palestra o processo migratório em curso na Europa e a crise humanitária decorrente, a partir de uma reflexão sobre as origens históricas e políticas do fenômeno.
8/12 - Lorca e o mundo cigano
Mestre em estudos medievais hispânicos, Estefanía Bernabé Sánchez conta a história do povo cigano, seu nomadismo multissecular e sua chegada à Península Ibérica, onde marcou a cultura e influenciou artistas como o escritor espanhol Federico García Lorca.
16/12 - Design para um mundo complexo
Curso com Rafael Cardoso, escritor e historiador com PhD pelo Courtauld Institute of Art, de Londres, que apresenta pontos de seu livro homônimo sobre o papel do design nas transformações velozes do mundo contemporâneo.
Viagens guiadas em 2016
6/5 - Costa Oriental Adriática: Bósnia, Croácia e Eslovênia.
29/5 - Islândia: nos limites do mundo habitável.
20/8 - Canadá: costa leste.
9/9 - Uma vila na Toscana.
23/9 - Rota do Leste: Varsóvia, Berlim, Praga, Viena e Budapeste.
Inscrições e informações: E-mail cultura@casamundi.com.br, site casamundi.com.br/cultura e fone (51) 3024-4284.