Um dos países com situação política mais conturbada do mundo, a Síria vive, desde 2011, um conflito que já deixou mais de 200 mil mortos e milhões de refugiados. Desde 2013, o fotógrafo e documentarista brasileiro Gabriel Chaim registra em imagens a situação das pessoas e das cidades desse país, principalmente em Kobane, na fronteira com a Turquia, um dos locais mais destruídos pela guerra.
Pois, a partir da próxima quinta-feira, Chaim inaugura na Zipper Galeria, em São Paulo, a exposição "Filhos da Guerra: O Custo Humanitário de um Conflito Ignorado", onde mostrará as fotos mais representativas dessa incursão na guerra síria. Com curadoria de Marcello Dantas, a mostra reúne nove imagens e um vídeo feito por drones que mostram a tragédia por diferentes olhares: "das mulheres, das mulheres, das crianças, dos algozes", segundo a produção da exposição. É possível prestigiar o trabalho do fotógrafo até 16 de janeiro.
Gabriel Chaim é fotógrafo e documentarista, especializou-se em coberturas em áreas de conflito, crises e situações extremas. Publicou trabalhos em meios de comunicação como CNN e GloboNews. Além do trabalho atual sobre o conflito da Síria, Gabriel Chaim atuou cobrindo turbulências recentes no Egito, Iraque, Irã e na Faixa de Gaza. Sua busca é sempre por histórias de pessoas que buscam sobreviver em tais condições. Chaim realiza também trabalho humanitário em parceria com grandes ONGs internacionais para a ajuda dos refugiados.