Duas produções da Globo foram premiadas na 43ª edição do Emmy Internacional - considerado o Oscar da TV -, em cerimônia realizada em Nova York, na noite de segunda-feira. Império venceu a categoria de melhor novela e Doce de Mãe, coprodução da emissora com a Casa de Cinema de Porto Alegre, foi eleita a melhor série de comédia.
Série da Casa de Cinema sobre bastidores dos sets estreia no Canal Brasil
Fernanda Montenegro, protagonista do programa, também concorria na categoria de melhor atriz - o mesmo que levou em 2013 - pelo papel de Dona Picucha. Fernanda foi a primeira brasileira a ganhar a estatueta. Outra produção brasileira, a série Psi, da HBO, também foi indicada ao prêmio, por série dramática.
Gravações de "Doce de Mãe" movimentam Porto Alegre
Doce de Mãe é uma comédia que valoriza as relações familiares e retrata a velhice nos dias atuais. Apresentada em formato de telefilme, em 2012, a história de Dona Picucha, criada por Jorge Furtado e Ana Luiza Azevedo, deu origem à série homônima em 2014. O cineasta, que estava em Nova York, postou em seu perfil no Facebook um texto de agradecimento.
"Não sei exatamente o que disse no palco ao receber o Emmy por Doce de Mãe. O anúncio do prêmio é um susto (...), tinha 30 segundos para dizer algo. Tinha preparado uma piada se ganhasse ("The Emmy is on the table!") mas na hora pensei nas centenas de pessoas envolvidas no projeto e tentei agradecer a todas, sem citar o nome de ninguém para não fazer alguma grande injustiça. Hoje, ainda na ressaca da festa, quero agradecer a toda equipe. (...) A televisão aberta é o principal entretenimento da imensa maioria da população brasileira e, pelo fato de atingir milhões de consumidores, é cada vez mais vítima de aproveitadores, oportunistas sem qualquer escrúpulo. Acredito que lutar por uma TV de qualidade é uma boa luta", escreveu Furtado.
Veja todas as notícias sobre TV
Além de Doce de Mãe, a Casa de Cinema de Porto Alegre tem outras coproduções com a Globo. Atualmente, Mister Brau, com Lázaro Ramos e Taís Araújo, ocupa a faixa nobre nas terças. Homens de Bem (2011), História de Amor (2010), Decamerão (2009), Cena Aberta (2003) e Luna Caliente (1999) são outros títulos feitos pela parceria.
Única emissora brasileira a vencer categorias no Emmy, a Globo tem 14 prêmios. Desde a criação da categoria de melhor novela, em 2008, seis tramas globais já foram premiadas: Caminho das Índias (2009), Laços de Sangue (2011), O Astro (2012), Lado a Lado (2013), Joia Rara (2014) e Império (2015).
- Império foi uma novela abençoada, em que tudo funcionou. Divido este prêmio com meu parceiro, o diretor Rogério Gomes, e também com todos os que, de uma forma ou outra, participaram da trama e deram a ela tudo de si. Império provou que uma novela sempre funciona quando é feita com espírito de equipe - disse o autor Aguinaldo Silva, que não foi a Nova York.
Veja todas as notícias sobre Cinema
O Emmy Internacional é considerado o maior prêmio da área televisiva e tem o objetivo de reconhecer criações de língua não inglesa produzidas para a TV americana. Em 2015, disputaram, em 10 categorias distintas, 40 finalistas de 19 países.