Um curta-metragem de animação de Walt Disney, que era considerado perdido desde a década de 1920, foi encontrado nos arquivos do British Film Institute (BFI), anunciou a instituição britânica.
O filme de seis minutos, com o título "Sleigh Bells" ("Sinos de Trenó"), é protagonizado por um precursor de Mickey Mouse, segundo o BFI, e terá uma reestreia mundial no dia 12 de dezembro em Londres, 87 anos depois de ter sido exibido pela última vez, em 1928.
Disney anuncia construção de dois parques temáticos de "Star Wars"
Esta cópia é a única da qual se tem notícia. O filme foi restaurado com a ajuda dos estúdios Disney.
- Que grande presente descobrir um filme de Walt Disney desaparecido depois de tanto tempo e poder exibir 'Sleigh Bells' a uma audiência totalmente nova - celebrou Robin Baker, diretor de conservação dos arquivos do BFI.
Spielberg e sua produtora DreamWorks descartam renovar com a Disney
O curta-metragem tem como protagonista o primeiro personagem de Disney, o coelho Oswald, um precursor de Mickey Mouse "travesso e rebelde", segundo o BFI.
O curta foi dirigido por Walt Disney e Ub Iwerks, que criaram Oswald em 1927 para o estúdio Universal e que, após uma divergência contratual, criaram Mickey Mouse. Um pesquisador localizou o curta-metragem ao examinar o catálogo on-line do BFI, que tem um dos maiores acervos do mundo. Andrew Millstein, presidente do estúdio de animação Disney, acredita que existem outras obras perdidas do grande cineasta.
Disney compra direitos de filme sobre o príncipe encantado
- Os curtas-metragens de Oswald são uma parte importante da história de nossos estúdios e trabalhamos no mundo inteiro procurando os títulos que nos faltam, em acervos cinematográficos e com colecionadores privados - disse.
* AFP