O humor é a grande atração deste sábado no Auditório Barbosa Lessa do CCCEV (Andradas, 1.223). O espaço reúne quatro bate-papos sobre a relação entre escrever e provocar o riso. Entre os convidados, estão o escritor espanhol Eduardo Jáuregui, às 18h30min, e cartunista catalão Kap (Jaume Capdevila), às 19h30min.
Feira do Livro é aberta e patrono ganha chave para "outra dimensão"
O primeiro debate começou às 15h, com o professor Daniel Weller e o compositor Frank Jorge. A medição foi da escritora Jane Tutikian.
Luiz Antonio de Assis Brasil faz três perguntas a Milton Hatoum
Weller demonstrou que, historicamente, muitos intelectuais tentaram se afastar do humor para serem levados a sério, mesmo contra suas inclinações naturais. Para exemplificar, citou o conto O Engraçado Arrependido, de Monteiro Lobato, em que um jovem conhecido por ser piadista passa a adotar um tom mais sisudo, mas acaba mergulhando em uma aventura de tons trágicos.
- O humor, por natureza, é irreverente. A gente tem que pensar que não dá pra colocar uma camisa-de-força, tentar regra-lo, ainda mais em uma época de politicamente correto. Para fazer rir é preciso inteligência, um olhar muito peculiar, descolado da realidade. Talvez por isso seja tão difícil rir do que passa na televisão brasileira hoje - disse Weller.
Confira as principais atrações da Feira do Livro deste ano
Os debatedores apontaram que a quebra de uma expectativa em relação a algo pode provocar o riso. A estratégia pode funcionar na hora de escrever fazer uma criação artística. Para ilustrar, Frank Jorge citou seu bolero Meus Dois Amigos.
- A gente pegou um ritmo de bolero, que gera a expectativa de algo mais sério, para descrever um churrasco que não deu certo. É engraçado, mas, na verdade, estamos contando uma mini-tragédia de um integrante que furou um ensaio porque encontrou um amigo.
Na Feira do Livro, Frank Jorge indica livro de humor
Conheça cinco livros de Dilan Camargo, patrono da 61ª Feira do Livro de Porto Alegre
Confira as outras atrações sobre humor deste sábado no Auditório Barbosa Lessa:
Às 16h30min: O humor em diálogo: Na Grécia, no Japão e na América, com Rafael Brunhara, Tomoko Gaudioso e Leonardo Vidal. Mediador: Márcia Ivana de Lima.
Às 18h30min: Humor é coisa séria?, com Eduardo Jáuregui e Abrão Slavutzky.
Às 19h30min: Kap, desenhista de humor da Catalunha, com Jaume Capdevila (Kap), Edgar Vasques e Schroder. Mediador: Santiago.
* Zero Hora
Para ler, para rir
Humor é tema de debates na Feira do Livro neste sábado
Dia terá encontros com grandes destaques da arte de fazer rir, como o escritor espanhol Eduardo Jáuregui e cartunista catalão Kap
GZH faz parte do The Trust Project