A Legião Urbana deve voltar. E não vai demorar: a lendária banda brasileira dos anos 1980, pretende se apresentar novamente em outubro deste ano, com o ator e músico André Frateschi nos vocais, substituindo Renato Russo, morto em 1996. Tudo porque Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, integrantes da formação original do grupo, recuperaram na Justiça o direito de usar o nome Legião Urbana, que antes pertencia a Giuliano Manfredini, filho do ex-vocalista da banda. As informações são do colunista Marcelo Rubens Paiva, do Estadão.
Dado Villa-Lobos lança livro de memórias e recontra trajetória da Legião
Renato Russo é autor e tema de novos livros
Conheça a trajetória de Renato Rocha, ex-baixista morto no início do ano
A ronha envolvendo os direitos sobre o nome de um dos mais importantes grupos da música brasileira nas últimas décadas já dura quase 20 anos. O baterista Marcelo Bonfá e, principalmente, o guitarrista Dado Villa-Lobos, brigavam judicialmente com o filho de Renato Russo pelo direito de usar o nome da banda que formaram. Em 2014, Manfredini lançou o site www.legiaourbana.com.br sem consultar os ex-integrantes, o que acirrou a rivalidade.
Veja uma apresentação solo de André Fatreschi, que deve ser o novo vocalista da Legião Urbana, em outubro de 2014:
Em outubro de 2014, os músicos recuperaram na Justiça o direito de usar o nome. E, agora, pretendem voltar aos palcos com um novo vocalista. André Frateschi é ator e músico. Filho dos atores Denise Del Vecchio e Celso Frateschi, é casado com Miranda Kassin, com quem tem um projeto musical. Frateschi apresenta-se regularmente em São Paulo, onde costuma tocar covers de David Bowie em um show intitulado HERO.
De acordo com o UOL, a nova formação da banda já está ensaiando no Rio de Janeiro e deve fazer sua primeira apresentação em outubro, no Fantástico. Ainda segundo o site, a banda deve fazer uma turnê com 25 datas e os shows serão dirigidos pelo próprio Frateschi.
Na tarde desta quarta-feira, Dado Villa-Lobos divulgou uma nota em que nega que vá voltar a tocar com o nome Legião Urbana. No texto, o músico diz que "ninguém pode substituir Renato (Russo)" e que "a Legião - como banda - acabou junto com a morte do Renato, em 1996". Porém, Dado diz que ele e Bonfá irão "chamar alguns amigos e montar um show para tocar nosso primeiro disco na íntegra". Não fica claro quais são os amigos e quando o show será apresentado. Na mesma nota, Dado diz que um disco em homenagem aos 30 anos do disco está sendo preparado, "contendo algumas pérolas e raridades" da época. Leia o comunicado na íntegra:
"Em 2014, enquanto atravessávamos o difícil processo judicial pelos nossos direitos sobre o nome da banda, acabamos achando - em comunicados como este - uma ferramenta clara de nos comunicar em forma direta com a imprensa e, principalmente, com os fãs da Legião Urbana.
Nesses comunicados dizíamos que, enquanto esse problema não fosse resolvido, não haveria nenhum lançamento da banda. Foi assim que, depois de termos nossos direitos reconhecidos pela justiça, recebemos da EMI - hoje parte da Universal Music - a proposta de lançar uma edição especial do nosso primeiro disco, também chamado de "Legião Urbana", e originalmente lançado em 1985.
Surgia então o projeto "Legião Urbana - 30 Anos". Edição especial que além de trazer o disco original remasterizado, vai trazer um outro disco contendo algumas pérolas e raridades cuidadosamente guardadas nos cofres da gravadora. Entre elas estão, por exemplo, as três músicas que a EMI nos convidou para gravar no Rio de Janeiro em 1983, quando éramos um trio de rapazes vindo de Brasília - ainda com o Renato tocando baixo e cantando! Este lançamento da EMI/Universal está previsto para final de 2015.
O processo de mexer com todas essas fitas, de ver aquelas fotos, de ler aqueles textos e, principalmente, de ouvir aquelas primeiras versões das nossas músicas, foi realmente emocionante. Tanto que acabou despertando a vontade de estarmos juntos tocando de novo.
Dessa vontade surgia uma segunda ideia: a de chamar alguns amigos e montar um show para tocar o nosso primeiro disco na íntegra. Mas, para evitar erros ou mal-entendidos, sentimos a necessidade de deixar bem claro que não existe possibilidade alguma de "volta" da Legião Urbana. Como já dissemos inúmeras vezes, a Legião - como banda - acabou junto com a morte do Renato, em 1996. E, ninguém pode substituir o Renato. Único e insubstituível.
Esse encontro onde vamos comemorar os 30 anos do nosso primeiro disco - tocando ele na íntegra - vai levar o nome do próprio disco, e será divulgado da seguinte forma:
Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá em "Legião Urbana - 30 anos"
Como o Renato sempre dizia nos nossos shows: "A gente está aqui no palco, mas a verdadeira Legião Urbana são vocês". Só que, desta vez, alguns de vocês vão estar no palco junto conosco!"