Nas vitrinas, os casacos de lã e as promoções de fondue contrastam com o visual dos milhares de turistas que vieram a Gramado neste fim de semana e se depararam com um calor digno de verão porto-alegrense. Nos termômetros de rua, a temperatura ultrapassa os 30ºC, e bermudas e camisetas de manga curta não conseguem impedir o suor constante. Quem comprou passagens com antecedência, esperando pelo frio, acabou tendo que conviver com o clima surpreendente da cidade serrana:
- Falaram para a gente vir em agosto, que era mais frio. Imagina a frustração - desabafa Henrique Cardoso, mercadólogo de Belo Horizonte, que veio com a esposa, a publicitária Ana Paula Lopes.
Diários de Gramado: bons filmes e calorão na Serra
O clima quente é tão assunto no entorno do Palácio dos Festivais quanto os filmes apresentados para o público de cinéfilos. Em meio a discussões sobre roteiros e atuações, é quase incontornável ouvir um "gente, que calorão é esse?" vindo de alguém bufando e limpando a testa.
Mas se para alguns o problema é físico, para outros é bastante prático: e agora, o que fazer com uma mala cheia de roupas de inverno? Magda Barros e João Cássio, funcionários públicos de Brasília, contam que trouxeram pouquíssimas vestimentas adequadas aos quase 30ºC da manhã - e tiveram que dar um jeito:
- Compramos passagem em fevereiro e fizemos uma mala só com roupas de frio. Com esse calorão, a gente tem que adaptar, usar o mínimo possível. Mas dá para aproveitar, não vai ser isso que vai atrapalhar.
Sem corte de verba, Festival de Gramado aposta na qualidade
Neste, que é o primeiro fim de semana do Festival, as temperaturas não devem ficar abaixo dos 15ºC, com máxima chegando perto dos 30ºC. Porém, a partir do próximo sábado, a previsão é de temperaturas amenas, entre 11ºC e 17ºC, segundo o Climatempo.