Sons da Cidade no Renascença
O projeto Sons da Cidade deste mês traz o cantor e compositor Marco Araujo e o grupo Brasinaria. A apresentação será hoje, às 20h, no Teatro Renascença (Erico Verissimo, 307), com entrada mediante doação de um quilo de alimento não perecível (retirada de senhas no local, uma hora antes do espetáculo). Marco Araujo sobe ao palco antecipando temas de seu próximo álbum, e o grupo Brasinaria celebra a obra de compositores como Pixinguinha, Donga, Monsueto e Assis Valente.
Ospa de graça
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre se apresenta hoje, às 20h30min, no Salão Nobre da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). O repertório traz obras do século 20 e também peças contemporâneas, como uma composição do brasileiro Sérgio di Sabbato que será interpretada pela primeira vez. Instrumentos de sopro e percussão serão o destaque da noite, sob regência do maestro Marcelo Jardim. A entrada é franca.
Zeca Baleiro reprocessa a obra de Zé Ramalho
Inspirado na obra de Lupicínio Rodrigues, "Nervos de Aço" tem pré-estreia em Porto Alegre
Nova mostra no Centro Cultural Erico Verissimo
Será aberta hoje, às 19h, a exposição Qual É a sua Localização? - Realidade Re-imaginada, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Andradas, 1.223). Com participação de artistas de lugares como Kuwait, Bélgica e Reino Unido, a mostra do curador Antônio Régis da Silva busca explorar a experiência de ver algo pela primeira vez. As obras apresentam linguagens como desenho, painéis e fotografias e têm visitação gratuita de terça a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 11h às 18h, até 5 de setembro. Amanhã, às 19h, haverá uma palestra aberta sobre arte contemporânea com os artistas Steven Scott e Ruth Jones.
Mostra "Brasileiros" em cartaz na Sala Redenção
A Sala Redenção (Campus Central da UFRGS) exibe neste mês de agosto a mostra Brasileiros, com filmes autorais nacionais produzidos nos anos 2000. Entre eles, estão filmes aclamados como O Som ao Redor e O Lobo Atrás da Porta e produções que tiveram pouca visibilidade no circuito. Hoje, serão apresentados Serras da Desordem, de Andrea Tonacci, às 16h, e dois títulos assinados pela diretora e atriz Helena Ignez, às 19h: o curta Poder dos Afetos (2013) e o longa Feio, Eu?. Entrada franca.