Listamos algumas das noites de Porto Alegre que dão espaço para novos artistas apresentarem seu trabalho. Saiba onde ouvir e conheça alguns projetos deste gênero.
Bares da Cidade Baixa abrem mais espaço para música autoral
Espaço Cultural 512
Rua João Alfredo, 512, fone (51) 3212-0229
O Espaço funciona de terça a domingo, em horários que vão das 19h às 2h, dependendo do dia. Em geral, os shows autorais são apresentados às terças e quintas-feiras. Com clima de pub e pegada MPB, uma vez por mês o local apresenta o projeto Autoral Social Clube, que seis artistas convidados fazem um pocket show com quatro músicas. Ontem, o público assistiu a apresentações de Larissa Baq, multi-instrumentista, cantora e compositora paulista. No dia 21, é a vez do cantor e compositor Lucas Victorino. Confira a agenda de shows no site.
Reportagem especial traça mapa dos centros culturais de Porto Alegre
Paraphernália
Rua João Alfredo, 425. fone (51) 3221 -5225
Aberta há 14 anos, a casa apresenta grande diversidade de artistas e gêneros. Dentre os ritmos mais frequentes, estão MPB, rock e jazz. As apresentações autorais ocorrem geralmente às terças e quartas-feiras em shows mais intimistas. De quinta em diante, o público curte as apresentações em pé, próximo do palco. No começo do mês, o grupo Afrocalipse, de rap, apresentou um pocket show com músicas do disco que está sendo produzido. A agenda semanal é divulgada na página do Paraphernália no Facebook.
Parangolé
Rua General Lima e Silva, 242, fone (51) 3224-0560
O projeto Vila Baixa, criado pelo músico Lucas Victorino, recebe convidados que se identificam com o folk, uma vez por mês, sempre às sextas. A próxima edição acontece no dia 24 e traz ao bar Luciano Alves e Thivá Fróes. Nas terças-feiras, têm roda de choro, em que artistas como Elias Barboza e Samuca do Acordeón também apresentam suas composições. A casa funciona de segunda a sábado, a partir das 17h. A programação semanal é publicada na página Parangolé no Facebook.
Ainda sem emplacar, vale-cultura vira tema de debate em evento na Capital
Boteco Tchê
Onde: Rua Jose do Patrocínio, 885, fone (51) 3030-3031
O grande diferencial do local é apresentar música tradicionalista toda a quinta-feira. Além disso, nas terceiras quintas-feiras de cada mês acontece o projeto Cantautores, iniciativa de cinco cantores da música tradicionalista que recebem convidados para apresentarem suas composições. Nesta quinta, o grupo recebeu César Oliveira & Rogério Melo. A casa funciona de terça a domingo, a partir das 17h. A agenda semanal é publicada na página do Boteco Tchê no Facebook.
Signos Pub
Rua Joaquim Nabuco, 272, fone (51) 9548-0888
Com poucas mesas e ambiente para assistir às apresentações em pé, o bar abre somente em dias de shows, que têm foco em rock e metal autoral. Hoje, o local sedia um especial em homenagem ao Dia Mundial do Rock com as bandas Mortalha, Banda Alcoólicos Sexuais e American Bees. Amanhã, a casa recebe Julio Igrejas e os grupos Os Torto e Maus Modus. Confira os shows programados na página do Signos Pub no Facebook.
Público de shows diminui em Porto Alegre
Bar do Marinho
Rua Sarmento Leite, 962, fone (51) 9964-9220
Há 33 anos, o bar investe em novos artistas e promove o encontro deles com nomes do cenário nacional e até internacional. Em funcionamento de terça a sábado, 90% da programação é dedicada aos músicos autorais. Recentemente, a casa abrigou a Maloca do Marinho, projeto, criado por Lico Silveira e Tonho Crocco, em que os músicos compartilharam o palco com convidados. As apresentações devem se repetir mensalmente, ainda sem dia fixo. Fora isso, o bar já recebeu as presenças ilustres de artistas como Luiz Melodia e Paralamas do Sucesso dividindo o palco com músicos locais. Mais informações na página do Bar do Marinho no Facebook.
Confira os pontos no mapa: