Da última sexta-feira até domingo, o Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) respirou tradição. O local é palco da classificatória para o Juvenart 2015. Invernadas de 60 CTGs de todo o Estado participaram do evento, tendo de mostrar desenvoltura para os 14 jurados, que avaliaram quesitos como dança, música e indumentária. Apenas 16 grupos se classificariam para a final, que será realizada de 7 a 9 de agosto.
Cada invernada preparou coreografias para abertura e final da apresentação. Além disso, devia dançar outros três ritmos, sorteados 15 minutos antes.
- O objetivo é que eles estejam preparados para apresentar qualquer tipo de música - disse João Batista de Vasconcellos, coordenador do evento, promovido pelo CTG Sentinela da Querência.
Felipe Brito, 16 anos, e Nathália Rodrigues, 14, do CTG Chama Nativa, de Esteio, dançam há 2 e 10 anos, respectivamente. Mas esse foi o primeiro Juvenart da dupla, que teve a dedicação posta à prova.
- É muito empenho, muito tempo de dança. É um sonho que começa a se realizar - contou Nathália, emocionada.
Na idade limite para as invernadas juvenis, Jonathan Argenta, 17 anos - do CTG Heróis Farroupilhas, de Caxias do Sul - deu tudo de si na apresentação:
- É meu primeiro e meu último Juvenart. É uma emoção muito grande estar concorrendo, porque é algo pelo qual a gente dedica a vida.
O resultado foi divulgado às 21h deste domingo. Confira os 16 classificados:
CTG Passo dos Tropeiros, de Rolante
CTG Querência do Imbé, de Imbé
CTG Os Desgarrados, de Guaporé
CTG Estirpe Gaúcha, de Guaporé
CTG Fronteira Aberta, de Santana do Livramento
DTG Acácia Negra, de Montenegro
CTG Grupo Nativista Os Tropeiros, de Santiago
CTG Ronda Charrua, de Farroupilha
DTG Clube Juventude, de Alegrete
CTG Campeiros do Sul, de Alvorada
CTG Farroupilha, de Alegrete
CTG Unidos pela Tradição, de Viamão
CTG Os Legalista, de Santo Ângelo
DTCE Alma Gaúcha, de Santa Maria
CTG Negrinho do Pastoreiro, de Pelotas
CTG Chama Nativa, de Esteio