A Sala Redenção apresenta durante esta semana sessões gratuitas de uma série clássica do cinema japonês: a Trilogia Musashi. Em sessões alternadas, às 16h e às 19h, até sexta-feira, o cinema do campus central da UFRGS, em Porto Alegre, exibirá O Guerreiro Dominante (1954), Morte no Templo Ichijoji (1955) e Duelo na Ilha Ganryujima (1956).
Leia mais: filmes de samurai fazem sucesso no Brasil
E ainda: Capitólio apresenta ciclo com longas de Chabrol
Os filmes são assinados por Hiroshi Inagaki a partir da obra do escritor Eiji Yoshikawa. Narram a história do lendário samurai do século 17 Miyamoto Musashi, personagem icônico do folclore do Japão que na série é interpretado pelo astro Toshiro Mifune (de Rashomon e Os Sete Samurais, ambos de Akira Kurosawa, e O Homem do Riquixá, no qual repetiu a parceria com Hiroshi Inagaki).
Especial: onde ficam e o que oferecem os centros culturais de POA
Críticas, notícias, reportagens: leia mais sobre cinema em ZH
Primeiro título da trilogia, O Guerreiro Dominante ganhou o Oscar de melhor longa estrangeiro. Nesse filme, vê-se o jovem Musashi crescendo em meio à guerra civil que assola o país e encontrando a esperança ao lado de um monge, que lhe ensina a dominar a espada e transformar-se em um guerreiro tradicional.
Os filmes
Samurai: O Guerreiro Dominante
(Miyamoto Musashi, Japão, 1954, 93min.)
Interior do Japão, século 17. Durante a guerra civil que toma o país, o jovem Miyamoto sonha com a glória militar, mas acaba se tornando um fugitivo. Sua vida muda quando é salvo por um monge, que lhe ensinará o caminho da espada para se tornar um samurai. Segunda-feira, às 19h; terça, às 16h; quinta, às 16h. Nesta segunda, a sessão será comentada pelo escritor, tradutor e editor Cesar Almeida, autor de Cemitério Perdido dos Filmes B.
Samurai II: Duelo no Tempo Ichijoji
(Zoku Miyamoto Musashi: Ichijōji no Kettō, Japão, 1955, 103min.)
Após anos em busca do aprimoramento espiritual, seguindo os princípios do Bushido ("o caminho do guerreiro"), Musashi retorna a Kyoto para desafiar o líder da melhor escola de espadachins da região. E tem seu amor disputado pela leal Otsu e pela traiçoeira Akemi. Segunda-feira, às 16h; terça, às 19h; sexta, às 19h.
Samurai III: Duelo na Ilha Granryu
(Miyamoto Musashi Kanketsuhen: Kettô Ganryûjima, Japão, 1956, 104min)
Musashi aceita travar um duelo final com o seu maior rival, Sasaki Kojiro. No ano em que se prepara para o maior duelo de sua vida, decide viver como camponês. Nesse período, seu amor continua a ser disputado por Otsu e Akemi. Quarta-feira, às 16h; quinta, às 19h; sexta, às 16h.