Já estava bom o cardápio de atrações das chamadas salas do circuito alternativo porto-alegrense, com a mostra dedicada a Claude Chabrol na Cinemateca Capitólio e as programações regulares das demais salas da região central da cidade - P.F. Gastal, Cine Santander, CineBancários, Cinemateca Paulo Amorim e Sala Redenção.
Nesta semana, ficou ainda melhor, com quatro novidades que esperam os cinéfilos. Confira a seguir.
Leia mais: clássicos de Claude Chabrol no Capitólio
'O Sétimo Selo' inaugura série de clássicos no cinema
Outras críticas e notícias de cinema em ZH
'Os Senhores da Guerra' em sessão comentada
Exibido no Festival de Gramado, de onde saiu com dois Kikitos, o drama épico Os Senhores da Guerra terá sessão nesta quinta-feira na Sala Redenção. O filme que Tabajara Ruas adaptou da obra de José Antônio Severo será exibido no ciclo de filmes do seminário NósOutrosGaúchos, às 19h, no cinema que fica no campus central da UFRGS. Também estão programados para o ciclo, respectivamente nos dias 5 de agosto e 2 de setembro, os longas Castanha, de Davi Pretto, e Os Famosos e os Duendes da Morte, de Esmir Filho. Os Senhores da Guerra narra a história de dois irmãos (André Arteche e Rafael Cardoso) que lutam em lados opostos na Revolução de 1923, que dividiu o Rio Grande do Sul entre chimangos e maragatos. Após a sessão, haverá debate com o escritor Luiz Antônio de Assis Brasil e o psicanalista Robson de Freitas Pereira.
Filmes do Fantaspoa voltam ao Cine Santander
Dezoito filmes compõem o ciclo Fantaspoa Revisitado, em cartaz a partir desta quinta-feira no Cine Santander. A seleção compila títulos de todas as mostras da mais recente edição do festival homônimo. Cada longa terá uma única exibição, entre hoje e o dia 29, com destaque para as sessões comentadas, do longa coletivo 13 Histórias Estranhas (com o criador do projeto, Ricardo Ghiorzi, às 19h de sábado) e Condado Macabro, de Marcos DeBrito e André de Mello (com a presença dos diretores, domingo, também às 19h). Nesta sexta, no mesmo horário, haverá uma sessão surpresa, de um filme a ser revelado apenas na hora da exibição.
Christopher Lee no Projeto Raros da P.F. Gastal
Esta sexta-feira será dia de relembrar o lendário ator Christopher Lee, que morreu no dia 7 de junho, aos 93 anos. Lee será homenageado na sessão do Projeto Raros, que tem lugar na Sala P.F. Gastal. A partir das 20h, será exibido o longa Cuadecuc, Vampir (1970), dirigido pelo catalão Pere Portabella. A produção, realizada clandestinamente como um ato político (contou com negativos roubados da TV estatal espanhola), é uma mistura de ficção, ensaio e documentário definida pelo realizador como um "filme-vampiro" - e celebrada pela crítica como uma alegoria sobre a "vampirização" do povo do país pelo regime franquista. A exibição será em DVD, com legendas em português.
Jodorowsky no CineBancários
Entre esta sexta-feira e o dia 24 de agosto, a sala de cinema do Sindicato dos Bancários recebe sessões da Mostra Alejandro Jodorowsky. A programação inclui a exibição única de dois clássicos do cineasta franco-chileno (A Montanha Sagrada e El Topo) e duas premières na Capital (seu mais novo filme, A Dança da Realidade, e o documentário Duna de Jodorowsky). Duna de Jodorowsky (2013), de Frank Pavich, passa nesta sexta, às 20h, com entrada franca. O filme narra a jornada profissional e espiritual do diretor para realizar a adaptação, inacabada, do "romance sci-fi" de Frank Herbert. Já A Dança da Realidade (2013), que marca sua volta após mais de 20 anos sem dirigir um longa-metragem, será exibido em 10 de agosto. A Montanha Sagrada (1973) e El Topo (1970) serão exibidos, respectivamente, nos dias 17 e 24 de agosto, ambos com a cobrança de ingressos. Produção e realização de Cinebancários e Uma Dose de Cinema, com curadoria de Maurício Castro e Ricardo Lubisco.