No ar como o conquistador Alex, de Verdades Secretas (RBS TV, 23h), o ator Rodrigo Lombardi estará também no Vale a Pena Ver de Novo, a partir desta segunda-feira, às 15h, como o Raj, de Caminho das Índias, papel que lhe rendeu o posto de galã nacional.
Primeira novela brasileira a ganhar um Emmy Internacional (considerado o Oscar da televisão mundial), a trama, de autoria de Glória Perez, foi exibida pela primeira vez em 2009.
O ponto de partida da história é a paixão proibida entre dois indianos de origens distintas: Maya (Juliana Paes), pertencente a uma família da casta dos comerciantes, e Bahuan (Márcio Garcia), um dalit - considerado impuro e condenado a nem mesmo tocar com sua sombra um integrante das castas.
Sem saber que Bahuan é um dalit, Maya se apaixona por ele às vésperas de fazer um casamento arranjado por seus pais, Manu (Osmar Prado) e Kochi (Nívea Maria), com Raj, filho de Opash (Tony Ramos) e Indira (Eliane Giardini).
Rio Ganges de "mentira"
Apaixonada por Bahuan, Maya combina de fugir com ele, mas desencontros fazem com que o rapaz parta sozinho para os Estados Unidos. Maya, então, descobre que está grávida e decide se casar com Raj, que também esconde uma paixão. Em suas frequentes viagens de negócios ao Rio de Janeiro, Raj conhece Duda (Tânia Khallil). O indiano, porém, não tem coragem de enfrentar os pais e termina o relacionamento com a brasileira para se casar com Maya. Abandonada, Duda descobre que está grávida de Raj.
Com a convivência, Maya e Raj acabam se apaixonando e vivem felizes, embora a jovem seja atormentada pelo sentimento de culpa por esconder a verdade sobre a paternidade do filho, Niraj. O casamento dos dois vai bem, quando Bahuan retorna à Índia e começa a perseguir Maya.
Parte do elenco viajou para a Índia para gravar algumas cenas da novela. No Projac, duas grandes cidades cenográficas reproduziram ruas e mercados das cidades indianas e uma parte do rio Ganges.
O folhetim revelou curiosidades sobre a cultura indiana, como a comida e a música, e chamou a atenção em várias cenas, como a em que Maya se casa com uma árvore para se livrar de uma maldição.
Norminha e o guarda Abel foram dois dos destaques da trama
Foto: TV Globo, Divulgação
Sonífero no leite
Parte da trama da novela se passava no Brasil. E foi do núcleo da Lapa uma das personagens que mais se destacou no folhetim: Norminha (Dira Paes), esposa do guarda de trânsito Abel (Anderson Müller). Apesar do ciúme exagerado que ela tinha do marido, frequentemente Norminha o traia com outros homens. Ela colocava sonífero no copo de leite quente que dava a Abel todas as noites e saia para seus encontros. Só retornava pela manhã, dizendo que havia ido à feira.
Algumas expressões que a trama popularizou:
Are Baba - "Puxa vida!"
Atchá - Expressão de satisfação
Baguan Keliê - "Meu Deus!"
Firanghi - palavra pejorativa para estrangeiro, que não segue os costumes do país
Mamadi - Mãe
Baldi - Pai
Namastê - "O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você"