A Universidade de Passo Fundo (UPF) divulgou nota nesta segunda-feira na qual reafirma o cancelamento da 16ª edição da Jornada de Nacional de Literatura. Depois de grande repercussão da suspensão no meio literário, diferentes escritores se manifestaram pedindo apoio ao projeto e até mesmo um crowdfunding foi criado para arrecadar fundos e tentar reverter a situação. A nota da universidade, no entanto, não alimenta qualquer esperança de que o "circo das letras" ainda possa ocorrer em 2015.
Para prefeito de Passo Fundo, edição mais enxuta da Jornada de Literatura é possível
O texto da UPF foi divulgado um dia após a professora Tânia Rösing, que liderou a Jornada por 34 anos, ter afirmado à imprensa que foi afastada da coordenação do evento. Apesar de não citar a idealizadora nominalmente, a nota afirma que o projeto está em reestruturação, demandando "alterações inclusive na coordenação geral dos trabalhos".
Leia a nota completa da UPF:
A Universidade de Passo Fundo (UPF) reitera, conforme anunciado no dia 20 de maio, em coletiva à imprensa, o cancelamento da 16ª edição da Jornada de Nacional de Literatura no ano de 2015. Reafirma, também, que está desenvolvendo um plano estratégico para a próxima edição do evento. Diante desse contexto, e da conjuntura atual, ficou evidenciada a necessidade de reestruturação de seu formato, o que, por conseguinte, demandou a promoção de alterações inclusive na coordenação geral dos trabalhos.
Leia mais matérias sobre o cancelamento da 16ª edição da Jornada de Passo Fundo