A partir de hoje, a TV Cultura abre espaço em sua grade para uma edição internacional do Roda Viva, famoso programa em que vários jornalistas entrevistam personalidades. Previsto para ter edições quinzenais, todas as quintas, às 23h30min, o Roda Viva Internacional contará sempre a participação de um convidado estrangeiro.
Na estreia, a venezuelana Lilian Tintori ocupará o centro da bancada. Ativista dos direitos humanos no seu país, ela é mulher do líder oposicionista Leopoldo López, que está preso pelo governo de Nicolás Maduro.
No programa, Lilian fala sobre a situação de repressão política na Venezuela, a crise econômica, o abastecimento precário de alimentos e outros itens, a censura à imprensa e a necessidade de os cidadãos receberem ajuda do Brasil e de outros países da América do Sul. No lado pessoal, a ativista também conta como está criando os filhos com o pai preso e sem deixar de resistir ao autoritarismo.
Entre os entrevistadores, estão nomes como Desttodd Benson, diretor de redação da agência de notícias Reuters no Brasil, Lourival Sant'anna, jornalista, e Fernando Tibúrcio Peña, advogado especialista em Direito Internacional dos direitos humanos.
Todos os programas serão legendados, e o convidado e os integrantes da bancada contarão com tradução simultânea. O formato é o mesmo do tradicional, com três blocos e 1h30min de duração. A apresentação também é do jornalista Augusto Nunes, e o cartunista Paulo Caruso fará as charges durante a entrevista.
SERVIÇO
Roda Viva
Estreia da versão internacional do programa, nesta quinta, às 23h30min.
Cultura