De hoje, quinta-feira, até o próximo dia 17, o Festival Varilux de Cinema Francês vai mostrar ao público brasileiro uma variada amostra da produção de filmes no país de Asterix. O simpático personagem, aliás, está entre os 16 longas da edição 2015 da mostra que serão exibidos em 50 cidades - no Rio Grande do Sul, o roteiro inclui Novo Hamburgo, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria.
A imagem dos "irredutíveis gauleses", como os personagens de Goscinny e Uderzo eram chamados nas antológicas histórias em quadrinhos, retrata adequadamente o atual momento do cinema da França: em 2014, os filmes franceses foram vistos por 108 milhões de espectadores no mundo todo - no mercado interno do país, a produção local representou 45% das entradas vendidas, superando por lá o desempenho dos títulos hollywoodianos.
Leia mais notícias de cinema
Uma comitiva de 12 atores e diretores está no Rio de Janeiro para promover o festival, incluindo os cineastas Olivier Nakache e Eric Toledano, que levaram mais de 40 milhões de espectadores de todo o mundo ao cinema em 2011 com o sucesso Intocáveis - só no Brasil, foram 1,1 milhão de pessoas, um número expressivo para um filme francês aqui.
A dupla vem com a excelente comédia dramática Samba (2014), outro êxito de bilheteria, com mais de 3 milhões de espectadores na França. Nakache e Toledano repetem a dobradinha com Omar Sy, prêmio César de melhor ator por Intocáveis: ele encarna o personagem-título em Samba, um imigrante senegalês em Paris às voltas com os problemas de sua situação irregular. Ele conta com a ajuda de outro trabalhador ilegal, que se apresenta como brasileiro (o ótimo Tahar Rahim, de O Profeta), e de uma executiva que trabalha como voluntária em uma ONG (Charlotte Gainsbourg).
Confira abaixo mais destaques do Festival Varilux - de comédias a dramas, passando por animação e policial.
De Cabeça Erguida
Poderoso drama que abriu o Festival de Cannes deste ano, acompanha a luta de um educador e de uma juíza especializada na infância (Catherine Deneuve) para salvar da delinquência o adolescente Malony (Rod Paradot). A diretora Emmanuelle Bercot recebeu o prêmio de melhor atriz em Cannes neste ano por seu papel em Mon Roi.
Asterix e o Domínio dos Deuses
Melhor versão para o cinema das aventuras dos gauleses que resistem à expansão romana, a animação em 3D de L.Clichy e A. Astier mostra Asterix, Obelix enfrentando o plano do imperador Júlio César de construir um condomínio nas cercanias do povoado deles.
Gemma Bovery - A Vida Imita a Arte
A atriz e diretora Anne Fontaine adaptou a história de uma inglesa Gemma Bovery (Gemma Arterton) que se muda com o marido para uma pequena cidade da Normandia. A semelhança do nome com o da heroína do clássico romance de Flaubert leva o padeiro e ex-editor Martin Joubert (Fabrice Luchini) a comparar a vida da vizinha com a da fictícia Emma Bovary.
Beijei Uma Garota
Divertida comédia de Noémie Saglio e Maxime Govare sobre homossexual (o ótimo Pio Marmaï) que acaba transando com a bela sueca (Adrianna Gradziel), abalando seus sentimentos em relação ao companheiro com quem pretende casar.