O uso da tecnologia para transformação social é a base do documentário Levante!, que estreia hoje, no canal Futura e na web (no site levante.vc), às 22h. Dirigido por Susanna Lira e Barney Lankester-Owen, a produção mostra quatro histórias de ações ocorridas no Brasil, no México, em Hong Kong e na Faixa de Gaza.
Leia também:
TV Cultura estreia "Roda Viva Internacional"
Ao longo de 52 minutos, o espectador acompanha os bastidores de experiências ocorridas em 2014: a cobertura da greve de funcionários da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana), no Rio de Janeiro, feita pela Mídia Ninja; a "revolução dos guarda-chuvas", amplificada pelos registros de drones, nas ruas de Hong Kong, em prol da liberdade política na ilha; a mobilização de milhões de mexicanos em torno do desaparecimento de 43 estudantes na região de Ayotzinapa; e a divulgação de conflitos na Faixa de Gaza por duas palestinas via redes sociais.
- O Levante! foi um dos maiores desafios da minha carreira como documentarista. Filmando em quatro países em completa ebulição social, tínhamos diante de nós personagens muito inspiradores e destemidos. São jovens que, para transformar o mundo à sua volta, usam a tecnologia como aliada, muitas vezes arriscando a própria vida - conta Susanna Lira.
Além do filme, o Futura criou o aplicativo Levante-se!, que mapeia mobilizações sociais ao redor do mundo. O conteúdo, disponível para IOS, poderá ser baixado gratuitamente na App Store a partir de julho.
Após a exibição do documentário, o Futura vai exibir o Sala Debate, às 23h, para ampliar a discussão sobre o filme. O programa vai contar com a participação da diretora do documentário, Susanna Lira e especialistas como a doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), Maria Isabel de Almeida.
LEVANTE!
Estreia do documentário, nesta quinta-feira, às 22h.
Futura ou pelo site levante.vc
Leia mais sobre TV e Entretenimento