Foi cancelado o crowdfunding organizado por Fabricio Carpinejar e Mario Corso com o objetivo de angariar fundos para a realização da 16º edição da Jornada de Nacional de Literatura de Passo Fundo. A decisão foi tomada depois que a Universidade de Passo Fundo (UPF), organizadora do evento, divulgou uma nota reafirmando a suspensão da atividade.
- Não adianta fazer festa para quem não dá a chave de casa. Nós estávamos arrecadando, mas a UPF não quer realizar a Jornada. Eu não entendo os motivos. Não houve uma mobilização mais forte da universidade com o empresariado, nem um apelo maior junto ao governo e nem apoio ao nosso financiamento. Eles não aproveitaram a solidariedade a seu favor - explica Carpinejar.
A vaquinha tinha como meta arrecadar R$ 405 mil em 45 dias. Em nove dias, as doações chegaram a R$ 10 mil, de acordo com o escritor.
Na terça-feira, a professora Fabiane Verardi Burlamaque, coordenadora da pós-graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF), foi anunciada como nova coordenadora da Jornada. Ela assumiu o posto de Tânia Rösing, que atuou por 34 anos na função. Em nota, a UPF declarou que as ações fazem parte de um esforço para tornar as edições "autossustentáveis financeiramente".