O impacto positivo da liberação das biografias não autorizadas no país é consenso entre escritores e editores brasileiros, mas nem todos concordam sobre as dimensões das mudanças. Embora seja momento de comemoração para muitos, há quem siga mantendo a prudência mesmo após a decisão de quarta-feira, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) votou pela derrubada de aprovação prévia de personagens ou herdeiros das obras biográficas.
- Esse é um divisor de águas. Antes, não havia segurança jurídica para trabalhar com biografias - avalia o editor Tito Montenegro, da Arquipélago Editorial.
Biógrafos falam da expectativa sobre a possível liberação das biografias não autorizadas
Montenegro aguardava a votação para lançar Elis, uma Biografia Musical, de Arthur de Faria. Para Sergio Machado, da editora Record, o momento não é de euforia:
- Não é claro o que seria uma verdade ofensiva a ponto de justificar a entrada de alguém na Justiça. Há podres na vida dos biografados que podem ser considerados ofensivos, mesmo verdadeiros.
Conheça biografias que podem chegar às livrarias nos próximos meses
Para Julio Maria, que publicou Nada Será Como Antes, sobre a vida de Elis, a decisão expressa claramente que a liberdade prevalece sobre o direito à privacidade:
- Tudo o que for da vida privada do biografado, mas refletir em sua vida pública, é material passível de estar em biografia.
Já Machado observa que os custos envolvidos em uma defesa judicial podem acabar com os rendimentos de um livro, mesmo com ganho de causa:
- Há custos com advogados e viagens que liquidam qualquer lucro. Vamos continuar lendo originais com o mesmo rigor.
A corte surpreendeu", diz autor da biografia de Roberto Carlos
Luiz Fernando Emediato, editor da Geração Editorial, já publicava biografias não autorizadas antes da decisão do STF:
- Vamos continuar publicando biografias e enfrentando no tribunal quem se achar prejudicado. Pelo menos agora quem entrar com uma ação tem que ter certeza de que foi prejudicado. Certamente isso diminuirá a fúria dos biografados e seus herdeiros.