O que faz um bom cartunista? Para revelar novos talentos do humor de imprensa, ZH promove o concurso Cartum ZH, que, com a ajuda de leitores, escolherá três desenhos para estampar a capa do 2º Caderno. Mas fazer uma boa tira não depende apenas de um repertório infalível de piadas, nem de desenhar como um mestre renascentistas. Para ajudar os postulantes à competição, pedimos dicas ao cartunista de ZH Gabriel Renner, autor da tira Três Gerações. Ele listou cinco mandamentos para quem quer fazer bons cartuns. E, com as dicas, esta repórter encarou a missão (espia o resultado lá embaixo).
1 - Saber rir de si mesmo.
- Duvido que alguém que não domine essa importante técnica tenha moral para rir do outro - diz Renner.
2 - Você não precisa necessariamente desenhar muito bem. Se não souber contar piadas, também não tem problema. Isso tudo pode ajudar a criar algo realmente diferente.
3 - Compreender a dependência entre a velocidade do traço e da escrita. Um balão de texto curto e certeiro, aliado com um desenho seguro e rápido, mesmo que tosco, ajuda muito no alcance da sensação de compreensão imediata. Se o leitor precisar reler e rever o desenho, o cartum pode não ter funcionado...
4 - Não se limitar nunca apenas ao humor. Procurar, acima de tudo, a reflexão interpretativa através do cartum.
5 - Estudar muitas referências e jamais copiar alguma. Isso inclui você se conformar com suas limitações técnicas e entender que seu estilo particular pode estar dentro desse detalhe.
Como participar:
Vá até o hotsite do projeto, em http://zhora.co/cartumzh.
Informe seus dados pessoais e cadastre seu desenho. Cada participante pode enviar até três trabalhos.
Atenção: todos precisam necessariamente ser inéditos.
Serão aceitos desenhos sobre temas variados, sobre temas da atualidade com texto (cartuns) ou personagens retratados de maneira humorística (caricaturas).
As inscrições estarão abertas até o dia 17 de junho próximo.
No dia 18, o júri técnico, composto por designers de ZH, irá escolher 10 finalistas.
Entre 18 e 28 de junho, os 10 escolhidos serão submetidos a votação popular, também pelo hotsite do projeto.
Os três vencedores serão divulgados no dia 29 de junho.
Os três serão publicados na capa do 2º Caderno de ZH.