"Sou gente como a gente". A definição de Mariana Kalil é exatamente o que a blogueira e escritora faz questão de mostrar na internet e nos seus livros. Jornalista formada pela PUC-RS e editora de conteúdo do marca Donna, do Grupo RBS, Mariana é a atração de hoje no palco do Livro Livre, na Praça Saldanha Marinho, dentro da programação da Feira do Livro.
Leia todas as notícias sobre a Feira do Livro
Mariana exercita, na sua essência, a arte de rir de si mesma. É por isso que, nas suas duas obras lançadas, a jornalista faz questão de mostrar que sua vida real é bem diferente das propagandas de margarina. Trapalhadas, diversões e enrascadas que viveu em viagens são as narrativas escolhidas para contar um pouco de sua história nas obras.
Na primeira, Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque, Mariana traz um relato das viagens ao Egito, à Jordânia e à Israel, com os apuros e descobertas da viagem. No segundo livro, a biografia Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizados, fala do seu dia a dia, das paixões - seu cachorro Bento, e do marido, Chico -, das trajetórias em Porto Alegre, São Paulo e Barcelona, dos seus sonhos, da família e do trabalho. Tudo com muitas doses de humor.
Editora da UFSM lança oito título nas festa literária de Santa Maria
- Não me levo a sério e tenho o hábito de ver e levar a vida menos a ponto de faca. Acredito que o humor fortalece, rejuvenesce e é agregador. Claro que não é fácil viver achando graça de tudo, pois muitas coisas na vida não têm graça. Mas quando a gente se condiciona a enxergar a realidade de forma mais suave, eu acredito que o universo conspira a favor - opina a jornalista.
De cara limpa
Sempre prezando por um estilo natural, Mariana ainda mantém o blog Por Aí, onde faz postagens divertidas sobre o dia a dia, com novidades gastronômicas e do mundo da moda. Nas redes sociais, costuma postar suas fotos espontâneas e, muitas vezes, sem maquiagem.
Seis livros para organizar as contas, que você encontra na Feira
- Meu estilo é natural e eu não me enxergo em nenhuma outra posição que não seja a de igualdade com quem me lê. É como se nós fôssemos todas um grande grupo de amigas trocando ideias e experiências. E com amigas a gente não faz pose, né? - diz.
No bate-papo desta quarta-feira, que começa a partir das 19h30min, na Feira do Livro, a jornalista vai falar um pouco sobre literatura, moda e seus processos criativos. E a conversa promete ser tão natural quanto a própria convidada:
- Tenho certeza que vai ser um bate-papo entre amigos e amigas. Vocês verão exatamente essa Mariana do blog, simples e próxima. Sou gente como a gente.