A revolução não será com armas, mas com alimentos frescos, dedicação e uma pitada de criatividade. Pelo menos é nisso que acredita o chef de cozinha Jamie Oliver, conhecido por seus programas de TV e livros e, também, por promover o consumo consciente de alimentos ao redor do mundo.
Para reforçar a causa que defende, neste 15 de maio, o chef britânico promove o Food Revolution Day (ou Dia da Revolução Alimentar), campanha para que a educação nutricional se torne obrigatória nos currículos escolares. O desafio é o seguinte: só por hoje, você vai dispensar aquele enroladinho de salsicha e aposentar os biscoitos recheados e colocar a mão na massa para preparar uma comida mais saudável - e saborosa.
Não precisa ser chef para entrar na brincadeira. No site do Food Revolution Day, há dicas de receitas fáceis e práticas para inspirar quem quer começar, mas não tem muita intimidade com a cozinha. Depois que a missão for cumprida - o que pode ocorrer em um jantar, piquenique ou churrasco com os amigos - Jamie sugere que você compartilhe o resultado nas suas redes sociais, acompanhado da hashtag #FoodRevolutionDay.
Mas nem só de refeições divertidas é feita a campanha. A parte política também é importante, e é por isso que, no site do FRD, há uma petição para ser assinada e um vídeo para ser compartilhado.
A ideia é reunir milhões de assinaturas para pressionar os governos do G20, grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo, mais a União Europeia, a valorizar a educação nutricional para as futuras gerações.
Ouça a música tema do FDR:
O argumento de Jamie Oliver para campanha é sério: atualmente, 42 milhões de crianças menores de cinco anos em todo o mundo estão acima do peso ou obesas - no Brasil, o Rio Grande do Sul encabeça a lista de obesidade infantil, segundo dados do IBGE. Assim, o chef acredita que uma educação curricular que oriente os pequenos para hábitos mais saudáveis é o único caminho para reverter as estatísticas.
Artistas como Paul McCartney, Jamie Cullum, Ed Sheeran e Hugh Jackman estão entre os apoiadores da campanha. Também quer contribuir com seu pedaço? Acesse o site do Food Revolution Day e veja como participar.
*ZERO HORA