Que o Rio Grande do Sul é um celeiro de grandes artistas gráficos, cartunistas e caricaturistas, isso já virou consenso. O que nem todos sabem é que a renovação é constante. Mal chegam as novas gerações e outras, ainda mais novas, parecem prontas para dar as caras. Foi pensando em dar visibilidade aos talentos emergentes do desenho no Estado que Zero Hora criou o concurso Cartum ZH.
É que, e isso também é uma unanimidade, não há tantos espaços para os jovens artistas se expressarem. Ainda que a internet tenha oferecido novas possibilidades para publicação, faltam fóruns que deem legitimidade à produção desses artistas.
- Não tenha dúvidas de que há uma gurizada furiosa surgindo - comenta o "veterano" Iotti, criador do personagem Radicci, publicado diariamente em ZH. - Essa gurizada precisa de incentivo para se desenvolver e se mostrar ao público. É mais ou menos o que a minha geração precisava, lá atrás.
O "mais ou menos" fica por conta das mudanças vivenciadas no universo das comunicações.
- Hoje, diferentemente do que ocorria no meu tempo, os jovens podem publicar na internet. Mas isso não significa ser visto por muita gente. Fora que a publicação em papel traz outro tipo de leitura, fideliza mais o leitor - complementa Iotti.
Uma prova da renovação no cartum gaúcho é a geração de desenhistas mulheres que despontou neste século. Até pouco tempo atrás, elas eram raras entre os artistas gráficos. Hoje, são inúmeras. Entre essas mulheres estão Chiquinha, Mauren Veras e Carla Pilla - sendo a última uma das vencedoras do concurso Tiras de Verão, que Zero Hora realizou em 2011.
O passo-fundense Alexandre Oliveira, que é chargista do Diário Gaúcho, comenta:
- Conheço muita gente boa sem espaço para mostrar o seu talento. Ser cartunista é algo muito sério! Meu conselho para a rapaziada nova, por incrível que pareça, não é a concentração máxima no desenho, mas em leituras. Tem que ler as notícias diariamente, entender os fatos, conhecer a história e tudo que é importante para embasar a boa crítica e exercitar o cérebro.
E aí, se inspirou? Quer seguir o exemplo e ganhar as páginas do jornal? Confira as regras do concurso abaixo, envie seus trabalhos e boa sorte!
Como participar:
Vá até o hotsite do projeto, em http://zhora.co/cartumzh.
Informe seus dados pessoais e cadastre seu desenho. Cada participante pode enviar até três trabalhos.
Atenção: todos precisam necessariamente ser inéditos.
Serão aceitos desenhos sobre temas variados, sobre temas da atualidade com texto (cartuns) ou personagens retratados de maneira humorística (caricaturas).
As inscrições estarão abertas até o dia 17 de junho próximo.
No dia 18, o júri técnico, composto por designers de ZH, irá escolher 10 finalistas.
Entre 18 e 28 de junho, os 10 escolhidos serão submetidos a votação popular, também pelo hotsite do projeto.
Os três vencedores serão divulgados no dia 29 de junho.
Os três serão publicados na capa do 2º Caderno de ZH.