A clássica história infantil João e o Pé de Feijão estará em cena, em uma nova versão de Artur José Pinto e João Pedro Gaelzer, a partir de sábado, no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre. Na montagem da Cia. Halarde de Teatro, com direção de Paulo Guerra, a trama é recontada pelos atores utilizando lençóis e fronhas.
- Este sempre foi um dos contos de fadas que mais me chamaram a atenção em função das possibilidades que a imaginação das crianças pode alcançar. Um simples grão de feijão leva à entrada em um mundo mágico acima das nuvens e ao desafio de um menino de salvar a sua família no duelo com o bruxo - afirma o diretor.
Em 2015, a companhia celebra 25 anos de atividade. Revisando essa trajetória, Guerra lembra que uma das características do grupo é "propor, nos espetáculos, questionamentos sobre valores que fazem parte do cotidiano". Mas também há o que lamentar:
- No decorrer dos anos, o espaço para o teatro infantil está cada vez menor, com temporadas curtas, carência de apoios de iniciativa privada e pública e diminuição de mídia nos meios de comunicação.
JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO
Versão contemporânea do clássico da literatura infantil. Direção: Paulo Guerra.
Sábados e domingos, às 16h. Até 7/6.
Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736).
Ingressos a R$ 15 (estudantes e idosos) e R$ 30 (público geral).